Como esterilizar o biberão?
A correta higienização do biberão elimina muitas das bactérias que estão na origem de complicações para a saúde do bebé como diarreias e gastroenterites. Saiba como esterilizar corretamente o biberão do bebé.
Porque é importante esterilizar o biberão?
A importância de prende-se com a defesa contra os agentes bacteriológicos presentes no ambiente e que contaminam os utensílios por muito cuidado que se tenha com a sua lavagem.
A presença destas bactérias estão na origem de complicações como diarreias e gastrenterites e por isso é tão importante esterilizar o biberão do bebé.
Outros objetos que o bebé leva à boca como mordedores, chupetas e brinquedos também devem ser lavados e esterilizados frequentemente pelo mesmo motivo.
Lavar e esterilizar o biberão
- Lave bem o biberão (de preferência com um escovilhão para lavar o depósito do leite no fundo do biberão), a tetina e a tampa;
- Dê a volta à tetina para lavra bem todos os cantos;
- Lave bem a rosca do biberão;
- Coloque todos os componentes (incluindo as pinças que ajudam na preparação do leite) no esterilizador;
- Deixe os utensílios no esterilizador até os utilizar.
Há vários esterilizadores igualmente eficazes. Escolha aquele que lhe parecer mais simples de usar, com boa capacidade de utilização e de transportar para o caso de ter que o levar se sair de casa por algum tempo.
Como preparar o biberão
- Lave bem as mãos antes de iniciar o manuseamento dos utensílios;
- Retire o biberão esterilizado do recipiente de esterilização com umas pinças (para não contaminar o biberão);
- Segure a rosca pelo bordo exterior e introduza a tetina, se possível, faça-o com a ajuda das pinças;
- Encha a colher-dose alisando o leite com uma colher ou no bordo da lata. Não
- coloque nem mais nem menos quantidade do que a indicada pelo pediatra;
- Coloque o leite no biberão;
- Coloque a rosca;
- Ponha a tampa e agite bem;
- Verifique a temperatura do leite antes de o dar ao bebé.
Tal como os adultos, o apetite do bebé pode variar. Uns dias tem mais apetite do que outros. É aconselhável não forçar o bebé a beber o biberão todo. Se tiver fome mais cedo, poderá pedir um reforço passado algumas horas.
Se o bebé recusar o leite, fale com o pediatra para encontar uma alternativa. Por norma, a solução passa por mudar de marca até acertar numa cujo sabor seja mais do seu agrado. Não se preocupe. O mesmo se passará com as papas.