Se o seu filho é intolerante à lactose, pode perguntar-se que alimentos devem ser incluídos na sua alimentação para que ingira o cálcio de que necessita para o seu desenvolvimento. A Dra. Inês Pádua, nutricionista, responde.
Intolerante à lactose. Onde encontrar o cálcio?
1. O que é a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é causada pela deficiência ou pela ausência total da enzima lactase, que tem como função digerir a lactose. A lactose é um açúcar do leite e é composta por dois açúcares mais pequenos, a glicose e a galactose.
Para que estes açúcares mais pequenos possam ser aproveitados pelo nosso organismo, a lactose tem que ser digerida, ou seja, dividida nos componentes mais pequenos e isso só é conseguido através da enzima lactase.
Quando esta enzima não existe ou quando existe em pequenas quantidades, a lactose não é degradada e quando chega ao colon sofre fermentação por parte das bactérias intestinais, causando diversos sintomas.
2. Como posso saber se o meu filho é intolerante à lactose? Quais são os sintomas?
Os sintomas clássicos desta intolerância são maioritariamente gastrointestinais:
- Diarreia;
- Cólicas;
- Barriga inchada (distensão abdominal);
- Flatulência (gases).
3. Que alimentos devo eliminar da alimentação do meu filho em caso de intolerância à lactose?
Se o diagnóstico de intolerância for confirmado pelo pediatra, é recomendado eliminar ou diminuir a quantidade oferecida de leite e seus derivados. Ainda assim, quer porque os sintomas são geralmente dependentes da dose, quer porque já existem inúmeras opções no mercado, não é expectável que exista qualquer compromisso nutricional para a criança.
Assim, as crianças podem continuar a beber leite, desde que seja sem lactose, e podem também optar pelas bebidas vegetais (soja, arroz, amêndoa, …), devendo neste caso fazer uma escolha ponderada e sempre depois da análise dos rótulos devido às diferenças no teor de açúcar e proteína.
Para os bebés com intolerância à lactose (condição rara), existem igualmente fórmulas isentas de lactose que deve escolher juntamente com o seu pediatra.
4. Alimentação fora de casa
O maior cuidado deverá ser com os alimentos preparados fora de casa (quer processados, quer comprados em estabelecimentos de restauração) já que é muito pouco provável que sejam preparados com leite sem lactose.
Nestes casos, deve evitar que a criança os consuma (bolos, bolachas, sobremesas, pratos com natas e/ou queijo, …), especialmente em grandes quantidades.
5. Que alimentos devo incluir na dieta para fornecer o cálcio?
Se o seu filho é intolerante à lactose pode oferecer-lhe alimentos que, mesmo sendo derivados do leite, são pobres em lactose, como certos iogurtes e queijos. No entanto, o leite e seus derivados não são os únicos alimentos ricos em cálcio.
Os vegetais de folhas verde-escuras são alimentos ricos em cálcio e que podem ser facilmente oferecidos ao seu filho em sopas, purés de legumes ou servidos como acompanhamento cozidos (preferencialmente ao vapor para manter o máximo de nutrientes).
O ovo (gema), os peixes com espinha (por exemplo a sardinha e até mesmo a sardinha enlatada) e as leguminosas são alimentos que também possuem em cálcio e que devem fazer parte de um regime alimentar saudável.
6. O que pode aumentar ou diminuir a absorção de cálcio?
Os nutrientes no nosso organismo influenciam-se entre si e por isso podem aumentar ou diminuir a absorção dos outros.
No caso do cálcio, o ácido oxálico (presente no espinafre, na batata-doce e nos feijões) pode diminuir a sua absorção assim como o ácido fítico (presente no feijão, nos frutos secos e nas sementes).
Assim, é recomendável que estes alimentos não sejam consumidos, por rotina, sempre na mesma refeição que os fornecedores de cálcio na dieta da criança.