Qual a melhor opção para a alimentação do bebé? Existe diferença entre sopa caseira e boiões prontos? Sim, existe. Contudo, isto não quer dizer que os chamados potinhos não possam entrar na alimentação do bebé de forma ocasional.
Sopa caseira ou boiões prontos?
Qual a diferença entre a sopa e os boiões prontos?
Existem naturalmente diferenças entre a sopa caseira e os potinhos prontos.
A sopa caseira, assim como a papa, para além de todos os benefícios associados ao “ser caseiro” (como a frescura dos produtos, por exemplo), é também uma melhor opção para a criação de hábitos alimentares saudáveis, já que oferece a possibilidade de uma maior variedade de sabores e texturas.
Por outro lado, os boiões prontos têm uma variedade de sabores limitada (ainda que cada vez mais haja maior oferta), têm uma textura sempre homogénea (o que não é recomendável durante a diversificação alimentar) e são também, em regra geral, mais dispendiosos.
Contudo, os boiões não são prejudiciais em termos de segurança alimentar e não estão proibidos, podendo integrar ocasionalmente as refeições das crianças.
Quando usar boiões prontos?
Os boiões prontos para alimentação infantil são, em regra geral, alimentos pensados a pensar nas necessidades das crianças e tem existido cada vez mais uma maior aposta em melhorar a sua segurança e adequação nutricional.
Assim são uma opção a ter em conta, de forma ocasional, quando não são certas as condições para cozinhar ou preparar (aquecer por exemplo) a sopa ou a papa caseira.
Em viagens, por exemplo, os boiões prontos podem ser um grande aliado; será mesmo preferível que opte por um boião que reúne todos os nutrientes que o bebé precisa do que arriscar e comprar uma refeição cuja qualidade / adequação desconhece.
Existem potinhos prontos mais recomendáveis?
Hoje em dia, é muito fácil encontrar em qualquer farmácia ou supermercado uma enorme variedade de boiões prontos com diferentes constituições e sabores. A mãe, mais do que ninguém, conhecerá os gostos do bebé, contudo, deverá ter algumas questões em conta:
- Escolha sempre os que apresentem menor quantidade de sal e açúcar;
- Verifique sempre a idade recomendada expressa na embalagem (não confie no grafismo só porque lhe parece semelhante a outro que já tenha utilizado);
- Verifique os ingredientes, a composição nutricional e o prazo de validade;
- Verifique se a embalagem se encontra bem fechada e se a tampa não está empolada.
Como a legislação portuguesa e europeia não permite a utilização de corantes nem conservantes nos produtos alimentares para os bebés, a conservação deve-se às técnicas de cozedura e de armazenamento.
Assim, o som que geralmente se ouve quando se abre a tampa do boião é a garantia da segurança do produto.