A mandioquinha, também conhecida como batata-baroa, mandioquinha-salsa, batata-aipo ou batata-salsa é um tubérculo muito popular na culinária brasileira usado como ingrediente principal na preparação deste puré de mandioquinha.
À semelhança da cenoura, a mandioquinha é um alimento rico em vitamina A, micronutriente essencial e com diferentes funções no organismo, atuando, por exemplo, na visão, na produção de tecidos, no desenvolvimento dos ossos e no reforço do sistema imunológico.
Como o corpo não produz vitamina A, a mesma deve ser oferecida ao bebé nos alimentos, sendo o puré de mandioquinha uma possibilidade saudável e muito saborosa.
Receita de puré de mandioquinha
O que vai precisar para o puré de mandioquinha
- 4 mandioquinhas
- 1 cenoura pequena
- 2 batatas pequenas (opcional)
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho médio amassado ou picado
- Sal qb (bebés com mais de 12 meses)
- 1 colher de sopa azeite
- 500 ml de água, caldo de legumes ou caldo de frango
- Salsa qb
Como fazer
- Descasque e corte as mandioquinhas, a cenoura e as batatas às rodelas e reserve.
- Numa panela, estale ligeiramente a cebola picada e o alho no azeite (apenas até a cebola ficar transparente).
- Acrescente as mandioquinhas, a cenoura e as batatas e envolva com a cebola.
- Cubra com a água ou o caldo a ferver. Tape e deixe cozer em lume brando até os legumes ficarem tenros.
- Passe com a varinha mágica ou no liquidificador até obter um creme. Se estiver muito grosso, acrescente um pouco de água fervida. Envolva bem e adicione sal qb.
Temperar e enriquecer o puré de madioquinha
Para dar temperar e dar frescura ao puré de madioquinha, depois de pronto e já no prato, salpique com salsa fresca bem picadinha. Também pode adicionar um raminho de salsa fresca à sopa e reduzir a puré em conjunto com os restantes legumes.
A salsa é excelente para dar sabor e enriquecer as sopas e purés do seu bebé. É um alimento com propriedades anti-inflamantes, rico em antioxidantes, sob a forma de vitamina C e carotenoides. Mas também em vitamina K, boa para a formação dos ossos, uma pitada de cálcio e uma boa dose de ferro.
Todos os ingredientes presentes nas receitas do Mãe-Me-Quer devem ser previamente autorizados pelo médico/pediatra que acompanha o bebé.
As receitas não indicam a idade do bebé pois, cada vez mais, pais e pediatras optam por alterar as convencionais restrições alimentares aquando da introdução de novos alimentos na dieta do bebé.