Como aliviar as cólicas do bebé? Esta é uma questão que muitas mães se colocam quando o bebé chora de modo inconsolável e, por mais mimos e atenção que recebam, não se conseguem acalmar. As cólicas afetam muitos bebés, especialmente nos primeiros três meses de vida.
Como aliviar as cólicas do bebé
Mitos associados às cólicas do bebé
Durante a vida no útero, o bebé recebe o oxigénio e os alimentos já digeridos através do cordão umbilical. Assim, o bebé não precisa de fazer esforço nenhum para se alimentar ou para se libertar dos restos da alimentação.
Logo após o nascimento, o bebé começa a mamar e o seu corpo ainda imaturo precisa de aprender a lidar com o processo de digestão do leite. Esta fase pode ser difícil e exigente quer para o bebé quer para os pais que se debatem com o problema das cólicas.
Ao longo do tempo, alguns mitos foram sendo associados às cólicas no bebé. Conhecê-los ajuda a identificar aquilo que não se deve fazer para aliviar as cólicas do bebé.
1. Dar chá (de erva doce, camomila, funcho)
Não se deve oferecer qualquer outro alimento ao bebé, até aos 6 meses de idade, que não o leite materno. Este tem todos os nutrientes de que o bebé necessita para se desenvolver nos primeiros meses de vida.
O leite materno respeita o nível do desenvolvimento do sistema digestivo do bebé que não deve ser desequilibrado com a introdução de outros alimentos numa fase tão precoce.
2. O bebé está pronto para receber alimentos desde o nascimento
Não é verdade. Quando o bebé está no útero, o sistema digestivo não funciona. Só durante os primeiros meses de vida é que o intestino ganha maturidade e desenvolve a flora intestinal e, por esse motivo, os bebés só são alimentados com leite até aos 6 meses.
A lactose presente no leite materno irá ajudar o bebé a desenvolver as bactérias do sistema digestivo que, mais tarde, vão permitir a digestão e o processamento dos alimentos no estômago e no intestino.
A lactase, enzima presente no organismo, tem a função de quebrar a lactose (açúcar), em duas partes que facilitam a sua digestão e absorção pelo organismo. Esta enzima vai-se formando gradualmente, à medida que o bebé é alimentado com o leite materno.
Este processo ocorre até por volta dos 3 meses de vida e, enquanto o sistema digestivo do bebé se desenvolve, pode ter cólicas motivadas à dificuldade de digestão.
Estudos demonstram que, mesmo quando à necessidade de introduzir leite de fórmula antes dos seis meses, os sintomas das cólicas podem agravar-se.
3. Cocó verde-escuro é sinal de cólicas
Nos primeiros dias de vida o cocó do bebé tem um tom esverdeado. Na verdade, este primeiro cocó chama-se mecónio e acumulou-se no intestino do bebé antes do nascimento. O mecónio não tem qualquer relação com as cólicas do bebé.
Como aliviar as cólicas do bebé
Existem várias formas para ajudar um bebé com cólicas mas só estas funcionam se as causas das cólicas forem conhecidas.
Por isso, se o seu bebé chora e fica em estado de grande agitação por mais de 3 horas por dia, por mais de 3 dias por semana e por mais de 3 semanas (a regra dos 3), deve procurar ajuda do pediatra.
1. Estimular o anûs
Muitas vezes, o bebé quer fazer cocó mas faz força para o segurar. Se estimular suavemente o anûs do bebé, ele relaxa e faz cocó.
2. Uma boa pega na hora de mamar
Utilize uma posição de amamentação muito confortável para si e que garanta que o bebé agarra bem no mamilo, cobrindo toda a aureola do seio. Quando o bebé não faz uma pega correta da mama ingere mais ar enquanto se alimenta o que resulta em gases acumulados e cólicas.
3. Massagem abdominal
A massagem shantala ajuda a diminuir os sintomas das cólicas ao facilitar a movimentação das fezes no intestino e ajudar o bebé a libertar-se dos gases acumulados.
4. Aprender a dominar a ansiedade
Quando a mãe está ansiosa ou insegura, esses sentimentos são transmitidos ao bebé que fica, também, ansioso e com medo.
Sempre que tiver dúvidas sobre se o bebé está ou não bem alimentado ou se sofre de algum problema de saúde, procure o pediatra. Este profissional pode explicar-lhe como funciona o seu bebé e ajudar a que ambos fiquem mais tranquilos.
5. A alimentação materna e as cólicas do bebé
Por exemplo, se o bebé tem cólicas e o cocó sai com um pouco de sangue, pode ser sinal de que há uma alergia à proteína do leite de vaca. Mas o bebé só mama leite da mãe.
Então, a solução é eliminar da dieta da mãe o leite de vaca e todos os seus derivados porque o que a mãe come interfere no sistema do bebé.
Cólicas do recém-nascido e insegurança materna
O grande problema não é o bebé ter cólicas mas o facto de a mãe pensar que não sabe o que fazer para o ajudar a minorar o desconforto.
O choro do bebé provoca uma grande angústia às mães que pensam no que fizeram, no que podiam ter feito, quando fizeram, … Mas, é importante perceber que todos os bebés choram. Chorar é a primeira forma de comunicação do bebé.
Mães esclarecidas, ficam mais tranquilas e seguras porque não ficam a pensar que fizeram alguma coisa errada ou que não fizeram o que deviam para suprir as necessidades do seu bebé.