A amamentação pode ser uma das experiências mais gratificantes da vida. No entanto, muitas das mães que amamentam duvidam, por vezes, se estarão a produzir leite materno suficiente para o seu bebé. O feno-grego tem sido usado desde há séculos sem conta para aumentar a produção de leite materno. Mas…funciona mesmo? Vamos tentar responder a essa pergunta neste artigo exclusivamente dedicado ao feno-grego na amamentação.
O que é o feno-grego?
O feno-grego (Trigonella foenum-graecum) é uma espécie vegetal da família Fabaceae, também conhecida em português pelo nome, de origem árabe, de Alforva. Esta erva aromática é nativa do Sul da Europa e da Ásia e pode atingir os 60 a 90 centímetros de altura. Cada folha de feno-grego divide-se em três outras folhas mais pequenas e produz pequenas flores brancas.
Uma planta com propriedades aromáticas e medicinais
A planta tem um sabor semelhante ao do xarope de ácer, sendo usada para aromatizar xarope de ácer artificial. As sementes são pequenas e douradas e são usadas para aromatizar pratos de caril indiano.
Mas as características no feno-grego não se esgotam nas suas propriedades aromáticas. Desde tempos antigos que as sementes desta são consideradas como possuindo propriedades medicinais. Com efeito, são-lhes atribuídas propriedades diversas, nomeadamente:
- Efeito laxativo
- Propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas
- Estimulante afrodisíaco
- Redução dos sintomas da menopausa
- Alívio de cólicas
- Estimulante na produção de testosterona
- Efeito digestivo e de redutor de peso
- Estimulante na produção de leite materno
O feno-grego aumenta mesmo a produção de leite materno?
Para tentar perceber se o feno-grego pode ou não aumentar a produção de leite materno, vejamos o que diz a ciência, particularmente os resultados de três estudos científicos.
Um estudo datado de 2011 com 66 pares de mães e respetivos recém-nascidos sugeriu que o consumo de chá com feno-grego estava associado a uma menor perda de peso nos bebés na primeira semana de vida.
Uma revisão de estudos de 2018 com 122 mães que tinham consumido feno-grego demonstrou que esta planta fez aumentar “significativamente” a quantidade de leite materno produzido.
Finalmente, outro estudo conduzido em 2018 que comparava 25 mães que tinham consumido uma mistura de feno-grego, gengibre e curcuma com outras 25 que tinham tomado um placebo, revelou que as mães do primeiro grupo tinham tido um aumento de 49% no volume de leite materno na segunda semana. Pela quarta semana o aumento de produção de leite tinha ascendido aos 103%! Assume-se que o feno-grego tenha contribuído para este resultado positivo. No entanto, não se sabe até que ponto porque estas mãe tinham consumido uma mistura com outros ingredientes.
Não se sabe ao certo que componente do feno-grego poderão atuar como estimulante da produção de leite materno. Alguns investigadores especulam que poderão ser os fito-estrogénios presentes na planta os responsáveis. Os fito-estrogénios são químicos vegetais semelhantes aos estrogénios.
Como tomar o feno-grego e em que quantidade?
Se decidiu experimentar e tomar feno-grego para aumentar a sua produção de leite materno, existem várias opções. No entanto, a primeira coisa a fazer é falar com o seu obstetra ou enfermeiro antes de tomar qualquer remédio natural pois estes não se encontram regulamentados. Outra dica importante, caso o seu profissional de saúde aconselhe a toma de feno-grego, é escolher uma marca de confiança.
Infusão – coloque uma colher de chá de sementes inteiras de feno-grego em infusão numa caneca de água a ferver. Deixe repousar durante 15 minutos. Vá bebendo ao longo do dia.
Sementes cruas ou torradas – triture as sementes e adicione-as a vários pratos
Suplemento alimentar – Forma mais prática e concentrada de feno-grego. Existem muitas opções no mercado, em forma de cápsulas, comprimidos, extrato em pó, etc. Se optar por cápsulas ou comprimidos, siga as instruções da embalagem. Uma boa dose são 2 a 3 (com 580 a 610 miligramas por cápsula ou comprimido), entre 3 e 4 vezes por dia.
Os suplementos alimentares de feno-grego em forma de cápsula ou comprimido costumam atuar rapidamente. Algumas mães poderão notar um aumento na produção de leite materno no espaço de 24 a 72 horas após a toma. Noutras pode demorar alguns dias até cerca de duas semanas. Contudo, este suplemento poderá não funcionar de todo.
A toma de feno-grego tem efeitos adversos?
Segundo a Food and Drug Administration norte-americana, o feno-grego é considerado na generalidade como sendo seguro.
Contudo, a base de dados LactMed indica que apesar de o consumo desta planta ser normalmente bem tolerado, pode apresentar alguns efeitos adversos como: náuseas, vómitos, gases, diarreia e urina com um odor estranho.
Se estiver a tomar algum fármaco, deve mencionar a sua intenção de toma de feno-grego ao seu médico. Por exemplo, esta planta poderá ter um efeito redutor sobre os índices de glicose no sangue. Assim, as mães diabéticas poderão ter que ajustar a quantidade de insulina.
As grávidas não devem consumir esta planta pois pode causar contrações uterinas.
Finalmente, nunca é demais lembrar que o seu obstetra ou enfermeiro são quem melhor a pode aconselhar.
Poderá a toma causar problemas ao meu bebé?
Provavelmente não. Um estudo de 2019 com mães a amamentar e que tomavam um chá que continha, entre outros ingredientes, sementes de feno-grego, não detetou problemas nos bebés, tanto nos 30 dias de duração do estudo, como no primeiro ano de vida dos mesmos.
Antes de tomar qualquer medicamento/suplemento alimentar ou outro consulte o seu médico. Lembre-se que a automedicação pode ter consequências graves.
Referência: Healthline, Food and Drug Administration, PubMed e vários estudos publicados em revistas da especialidade.