Mesmo as mulheres que têm cuidado com a alimentação e controlam o ganho de peso na gestação ficam com uma barriguinha de grávida depois de o bebé nascer.
A recuperação não se dá de um dia para o outro e exige paciência e alguns cuidados.
1. Prevenir em vez de remediar
Se ganhar o peso adequado para o ótimo desenvolvimento do bebé, sem excessos, será muito mais fácil perder a barriga depois do parto mas, também, benéfico para a sua saúde e a do seu bebé.
Hidratar a pele durante a gravidez aumenta a sua elasticidade e, por isso, a probabilidade de ter estrias é menor e a de voltar à forma anterior à gravidez, maior.
2. Amamentar
Amamentar o bebé gasta uma enorme quantidade de calorias.
Apesar de não dever fazer dietas rigorosas durante este período, há muita coisa que pode fazer para seguir uma dieta saudável. Muito mais importante do que a quantidade é a qualidade de alimentos que ingere, para si e para o seu bebé.
3. Relaxar e ser realista
Não pode esperar perder 10 quilos em 3 meses. Não é realista nem faz bem à sua saúde, particularmente se está a amamentar. A perda de peso é progressiva, é preciso ter paciência e dar ao corpo o tempo necessário para se recompor.
Agora que o bebé nasceu, as preocupações e cuidados são tantos que se pode esquecer de si até se olhar ao espelho. O peso a mais pode ser balanceado com outros cuidados: cabelo e pele bem tratados, uma roupa bonita que assente na perfeição no seu novo corpo… Não deixe que o aspeto da sua barriga seja mais um fator de stress.
4. Alimentação
Inclua muitos alimentos ricos em fibras na sua alimentação. Fruta, cereais integrais, verduras. A fibra vai ajudar a regular o funcionamento do intestino evitando o inchaço abdominal.
Evite tudo aquilo que pode dificultar a digestão e aumentar o volume abdominal como refeições fartas, com gordura, fritos, molhos, fast-food, picantes ou condimentadas.
Faça refeições simples, várias vezes ao dia e evite ter fome.
5. Beber muita água
A água é essencial para purificar o organismo e para a amamentação. Beber muita água entre as refeições liberta toxinas, põe a bexiga a trabalhar e ajuda a combater a prisão de ventre.
Bebidas açucaradas ou com gás estão proibidas.
6. Exercício físico
Nas primeiras 6 semanas a seguir ao parto (puerpério), não se aconselham esforços físicos. O seu corpo está a passar por uma nova fase de grandes mudanças hormonais (a primeira deu-se nas semanas iniciais da sua gravidez quando o seu corpo se preparava para manter a gravidez e nutrir o bebé).
Contudo, pode passear e dar caminhadas. Aproveite todas as oportunidades para sair de casa. Ponha-se bonita e vá exibir o seu bebé!