6 Perguntas que vai fazer nas primeiras 6 semanas pós parto
O corpo da mulher modifica-se muito ao longo dos 9 meses da gravidez. Mas quando o bebé nasce, a mulher começa novamente a pensar no corpo que tinha antes da gravidez. A par disso, vive um turbilhão de emoções, medos e dúvidas, porque tem um bebé nos braços e muitas perguntas começam a surgir!
Reunimos as 6 perguntas que as mulheres mais fazem nas 6 primeiras semanas após o parto.
Quando vai parar a hemorragia do parto?
Depois do parto, o útero, colo do útero, vagina e abdómen começam a encolher para o tamanho que tinham antes da gravidez. À medida que o útero se contrai, vai ter um corrimento vaginal, conhecido por lóquios.
A duração deste corrimento varia de mulher para mulher, sendo a média de 21 dias mas que se pode prolongar pelos primeiros 2 a 3 meses após o parto.
Porque é que tenho tanta fome?
Porque o seu corpo precisa de energia para recuperar do parto. Se estiver a amamentar o corpo ainda precisa de mais energia e nutrientes para a produção do leite do seu bebé.
Assim no pós parto, como durante a gravidez, a alimentação é muito importante e deve ser cuidada e equilibrada. É natural que sinta um forte desejo por coisas doces, seja sensata e mantenha uma alimentação saudável e não se esqueça de beber muita água pois é muito importante para a amamentação.
Porque estou tão cansada?
Porque está a recuperar do final da gravidez e do parto. É natural que se sinta exausta. Para além disso, ainda têm o bebé para cuidar e todas as preocupações inerentes à sua nova condição de mãe. O facto de haver perda de sangue durante o parto e de as hormonas estarem ainda desregradas também acentua o cansaço.
Mantenha a calma e descanse o mais possível. Peça ajuda se vir que não está a conseguir descansar o suficiente. Isto é apenas uma fase e vai passar, mas tem que descansar.
Se começar sentir-se muito triste e desanimada, consulte o seu médico. A depressão pós-parto é uma realidade mais comum do pode imaginar mas com o devido acompanhamento pode ser ultrapassada de forma tranquila.
Porque é que o dia voa e não tenho tempo para fazer nada?
Porque tem um bebé recém-nascido! E um bebé recém-nascido requer muitos cuidados e atenção. E as mães passam o dia à “sua volta”!
Para além disso, tem uma família e uma casa para cuidar, e muito importante também: tem de cuidar de si e o tempo não estica!
O nosso concelho: aproveite ao máximo o seu bebé! Os dias parece que correm (e correm mesmo) e não voltam e, mais cedo do que pensa, vai ter saudades do seu bebé tão pequenino e indefeso no seu colo.
Se tiver a família por perto peça ajuda com as refeições, com a roupa e com a casa. Fique livre para desfrutar do seu bebé.
O bebé cresce rapidamente e com as rotinas estabelecidas vai conseguir controlar tudo novamente. Até lá, desfrute do seu filho e não se preocupe com mais nada!
Quando vou voltar ao meu peso normal?
O tempo necessário para recuperar a figura anterior à gravidez é, em média, 8 a 10 meses mas, se durante a gravidez teve uma alimentação cuidada, se praticou exercício físico e se cuidou do seu corpo provavelmente conseguirá voltar à sua forma física mais cedo.
Quando poderei ter sexo outra vez?
Quando não há complicações, não existe um tempo estabelecido para que a primeira relação sexual aconteça. Contudo, esse momento depende do casal e da forma que se sente física e psicologicamente.
O tempo recomendado para iniciar a vida sexual depois do parto são 6 semanas. Após este período, a mulher já se encontra sem sangramentos e a ferida da cesariana ou do parto normal já deverá estar cicatrizada.