A diminuição ou a falta de desejo sexual no pós-parto é uma realidade muito comum. Muitas são as causas que levam à redução da libido da mulher nos primeiros meses a seguir ao parto. A qualidade da comunicação entre o casal e a exploração de formas alternativas ao sexo para manter a cumplicidade, são estratégias fundamentais para lidar com mais este sintoma do pós-parto.
Para que o casal viva em sintonia, é importante que ambos partilhem o tempo que dedicam aos cuidados ao bebé desde o primeiro dia. Envolver o pai nesses cuidados, faz com que se sinta parte integrante de tudo o que se passa à sua volta (e que compreenda que a sua falta de desejo sexual se deve a muitos fatores e que ele não é um deles).
Se o seu companheiro não fizer as coisas à sua maneira, isso não significa que as faça de modo errado, mas apenas de outra forma. Relaxe e goze a sua nova vida.
Falta de desejo sexual no pós-parto
Muitas mulheres não sentem vontade de fazer sexo depois do parto. O medo da dor, de prejudicar a recuperação, as exigências diárias dos cuidados ao bebé, o peito dorido e inchado, as noites mal dormidas ou a simples falta de desejo podem causar um natural desinteresse pelo sexo.
Como uma relação engloba duas pessoas, e o seu companheiro pode estar pronto para voltar à ação, há algumas medidas que pode tomar para tentar recuperar o prazer e desejo sexual no pós-parto.
1. Usar um lubrificante
No pós-parto, como a lubrificação vaginal é menor, pode sentir-se desconfortavelmente seca. Os lubrificantes podem ajudar a reduzir a dor e a melhorar o prazer sexual.
2. Relaxe
Antes de passar ao ato propriamente dito, experimente uma massagem relaxante para se preparar para o grande momento. Se estiver mais calma e tranquila, é possível que sinta menos dor e mais prazer.
3. Invistam nos preliminares
A intimidade e o prazer sexual não se faz só de penetração. Invistam nos preliminares para ficar mais predisposta ao sexo. Por outro lado, os preliminares também permitem outras formas de satisfação para o seu companheiro.
4. Diga o que lhe dá prazer, ou nem por isso
Se não falar abertamente e sem preconceitos com o seu companheiro, ele não tem como saber o que pode ou não fazer ou quando sente dor ou desconforto. Oriente-o.
5. Encontrar a melhor posição
Dores nas costas e na região pélvica são pouco convidativas para certas posições na cama. Experimente ficar por cima ou lado a lado para conseguir controlar a profundidade da penetração.
6. Exercitar os músculos pélvicos
Se fez os exercícios de Kegel durante a gravidez, deve continuar (ou começar) a fazê-los no pós-parto para reforçar os músculos à volta da bexiga e da bacia.
7. Compreenda e aceite as mudanças do seu corpo
Naturalmente, o seu corpo no pós-parto não é igual ao corpo que tinha antes de engravidar e vai precisar de alguns meses para recuperar a forma. Assuma que mudou e que o seu novo corpo é tão capaz de receber e dar prazer como antes.
Seja realista. Todas as mulheres precisam de tempo para recuperar a forma. Não se iluda com as imagens das modelos ou atrizes que parecem perfeitas uma semana depois de dar à luz. Isso não acontece no mundo real.
8. Explorem as vossas fantasias
Se ainda não se sente pronta para a penetração, há muitas outras formas de ter e dar prazer. Masturbação e sexo oral são alternativas igualmente prazerosas.
9. Saber procurar ajuda
Se está preocupada sobre o desejo sexual que não volta, as necessidades do seu companheiro ou se pensa que vai perder a libido para sempre, procure ajuda junto do seu médico. Ele poderá falar-lhe de muitas outras mulheres que passaram pela mesma situação e que acabaram por a ultrapassar poucos meses após o parto.
Saiba também como lidar com a dor na relação sexual, como acelerar a recuperação do períneo depois do parto e se a sua vagina fica diferente depois do parto.