Depois do parto, feliz ao lado do seu bebé, pode não se sentir assim tão satisfeita com o seu corpo. O peso a mais, a barriga flácida e as curvas acentuadas podem provocar alguma ansiedade.
Primeiro, importa compreender que não é saudável perder o peso ganho durante os 9 meses da gravidez em 3 meses. Se ganhou 12 a 15 quilos, perde logo 5 quilos com o nascimento do bebé. O restante peso vai desaparecendo ao longo dos meses seguintes, com paciência mas também com alguns cuidados.
Para emagrecer depois da gravidez e perder a barriga é necessário fazer uma alimentação equilibrada e manter alguma atividade física.
O ideal será emagrecer cerca de 2 quilos por mês, de modo gradual e constante para se manter saudável e com energia. Nos primeiros meses após o parto, se estiver a amamentar vai sentir muita fome e precisa de alimentos nutricionalmente ricos mas, ao mesmo tempo, pobres em gordura e açúcares.
Assim, garante que se alimenta bem a si e ao seu bebé. Nos 3 meses a seguir ao parto, se estiver a amamentar e cuidar da sua alimentação, irá sentir logo uma perda de peso considerável.
Alimentação rica, saúdavel e equilibrada
Ter atenção ao que se come é fundamental para quem quer perder peso de forma saudável. Elimine da sua dieta alimentos com alto teor de gordura e açúcar (bolos, bolachas recheadas, molhos industriais – molhos para salada, ketchup, maionese).
Uma boa alternativa são os temperos simples, feitos em casa com produtos naturais: um pouco de azeite de oliva, limão, ervas aromáticas, iogurte natural e pouco sal.
Coma muitos alimentos ricos em vitaminas mas pobres em calorias, como os alimentos crus: saladas (alface, cenoura, tomate, couve roxa), fruta da época (maça, pera, ananás, banana, manga, mirtilos, amoras, morangos) e peixe.
Se tiver fome entre as refeições principais, faça uma batido energético com frutas e vegetais – cenoura e laranja, pera e leite de soja, beterraba, couve, beterraba, cenoura, linhaça, gengibre, hortelã. Os sumos naturais são forma deliciosa de recarregar energias, combater a sensação de fome e ingerir os nutrientes necessários para recarregar energias, ao mesmo tempo que controla as calorias.
Confecione refeições simples, sem refogados apurados ou fritos. Prefira as carnes brancas, grelhadas apenas com um fio de azeite e alho e os alimentos cozidos ao vapor.
Aposte nos cereais integrais (cereais para o pequeno-almoço, pão escuro, massa e arroz integral) que também ajudam na normalização do funcionamento do intestino.
Beba muita água entre as refeições (cerca de 2 litros) para ajudar a eliminar toxinas, melhorar o funcionamento da bexiga e do intestino e para manter a produção do leite. Refrigerantes, sumos concentrados ou de pacote, álcool e bebidas gaseificadas ficam fora da dieta.
Atividade e exercício físico
A atividade física deve ser retomada aos poucos. Pode começar por dar caminhadas com o seu bebé. Mais para a frente, quando se sentir preparada (especialmente, após a 6ª semana) pode começar a fazer alguns exercícios localizados para tonificar a barriga, mediante aconselhamento médico, e não precisa necessariamente de ir para um ginásio. Em casa também pode praticar alguns exercícios que a vão ajudar a recuperar a forma física e firmeza muscular.
Se manteve uma atividade física regular durante a gestação, será mais fácil recuperar a forma depois do seu bebé nascer, por isso é tão importante que se mantenha sempre ativa e pratique alguma atividade de baixo impacto como nadar, ioga, pilates ou caminhar regularmente.
A perda de peso é um processo gradual e com uma boa alimentação e exercício físico adequados rapidamente chegará ao peso que tinha antes de engravidar (em média, a recuperação do peso exige 8 a 10 meses mas tudo depende do metabolismo de cada mulher e dos cuidados pré-natais).