A gravidez provoca muitas alterações no corpo da mulher e, mesmo após o parto, o corpo precisa de alguns meses para recuperar totalmente do esforço de gerar um bebé.
Depois do bebé nascer, ele já não está na sua barriga mas parece que sim… Além disso, pode ver uma linha escura que atravessa a sua barriga na vertical (a chamada linea nigra) e, para completar o quadro pouco animador, algumas estrias, que podem ser mais ou menos visíveis.
Se teve um parto por cesariana, tem ainda a cicatriz da operação, mas, como é, normalmente, realizada na linha do biquíni, quando sarar, não é visível.
Para melhorar o aspeto da sua barriga no pós-parto é essencial atuar ainda durante a gravidez.
A linea nigra acabará por atenuar-se ou desaparecer ao longo tempo, as estrias dificilmente desaparecem depois de instaladas pelo que deve cuidar e hidratar muito bem a pele (peito, barriga, ancas e coxas) diariamente com um creme específico, mas, também ter em atenção ao excesso de peso, à alimentação e praticar algum exercício físico.
Estes cuidados durante a gravidez serão uma ajuda extra para recuperar a forma rapidamente e melhorar o aspeto da pele da barriga no pós-parto.
O corpo da mulher precisa de tempo para recuperar e estabilizar. Assim que o bebé nasce, o tamanho do útero começa a diminuir até atingir o seu tamanho normal. A retenção de líquidos diminui, fica com mais energia e, por isso mais ativa, queimando mais calorias.
Se estiver a amamentar, cuidar da alimentação e seguir um plano de exercícios físicos localizados, gasta mais calorias e retorna mais cedo à forma física anterior à gravidez. O pilates, por exemplo, é uma excelente modalidade para tonificar e fortalecer os músculos abdominais e que pode iniciar cerca de 6 semanas após o parto, salvo indicação médica em contrário. Até lá, dê caminhadas com o seu bebé para manter alguma atividade física.
Com a gravidez, o centro de gravidade do corpo altera-se. Tome consciência da sua postura e endireite as costas, encolhendo a barriga. Assim, vai trabalhando a parte muscular e melhora bastante o perfil da sua barriga.
Raramente, se consegue uma barriga lisa sem exercício e sem cuidar da dieta. Por isso, não desespere. A boa notícia é que a recuperação depende muito mais de si do que da herança dos efeitos da gravidez, mas precisa de ter paciência, nunca desistir e reservar algum tempo para cuidar de si e do seu bem-estar.
Se tiver na ideia usar cinta pós-parto, converse sobre o seu médico sobre o assunto. As opiniões não são consensuais quanto aos seus benefícios.