Os primeiros dias do bebé em casa é um momento desejado pelos pais mas também pode ser particularmente perturbante quando se trata do primeiro filho. Depois dos primeiros dias de vida passados na maternidade / hospital, chegou a hora de levar o bebé para casa e cuidar dele sem o apoio de profissionais.
Primeiros dias do bebé em casa
Os pais podem sentir-se inseguros, com medo de fazer alguma coisa que prejudique o bebé ou com receio de não conseguir interpretar e satisfazer as suas necessidades. Para além dos cuidados ao bebé, vão precisar de saber gerir as visitas e os palpites dos avós, familiares e amigos. De repente, parece que todos percebem de bebés, menos eles!
A juntar a tudo isto, a mãe pode sentir-se física e emocionalmente exausta. Sendo parto normal ou cesariana, os dias de internamento não são suficientes para descansar.
Neste artigo, encontra algumas dicas para a ajudar a passar os primeiros dias do bebé em casa de forma mais tranquila.
1. Descanse o máximo que conseguir antes do bebé nascer
Acredite que, por muita energia que sinta, vai precisar de todas as reservas durante o trabalho de parto e nos primeiros dias de vida do seu bebé.
Após o nascimento, o seu corpo sofre uma série de alterações que decorrem do parto. Os níveis hormonais voltam a sofrer alterações que provocam oscilações do estado de humor, prisão de ventre ou alterações do apetite.
Para além disso, o internamento pode provocar alterações do sono e o seu corpo está a recuperar do choque do parto quer a nível emocional (dor, medo, ansiedade) quer físico (expulsão do bebé, episiotomia, corte da cesariana, lóquios).
A tudo isto junta-se a responsabilidade de prestar os cuidados ao bebé, de o alimentar (treino da amamentação), o choro, o sono, a antecipação das dificuldades com a ida para casa, etc..
Portanto, prepare-se para esta fase antes do bebé nascer descansando, alimentando-se adequadamente, antecipando a gestão da vida familiar e preparando tudo o que conseguir atempadamente para não ter stress adicional no fim da gravidez.
Consulte o nosso cronograma da grávida para ajudar a planear as principais atividades ao longo da gravidez.
2. Prepare outro(s) filho(s) para o nascimento do irmão
Antes do bebé nascer, explique com calma ao(s) seu(s) outro(s) filho(s) como será importante colaborarem nos primeiros dias em casa com o novo bebé.
Para evitar lidar com crises súbitas de ciumes, prepare-o(s) com cuidado e tempo para a chegada do irmão. Faça com que se sintam seguros, amados e integrados no crescimento da família. Se tiver(em) idade, prepare-o(s) para ajudar em pequenas tarefas como a gestão das fraldas.
3. Crie rotinas coerentes e respeite-as
As rotinas do sono e da alimentação são a base para conseguir organizar o seu dia (e o do bebé). O bebé está completamente dependente dos seus cuidados, especialmente, nos primeiros 3 meses de vida (designado por alguns especialistas como o 4º trimestre da gravidez pelo elevado grau de dependência entre mãe-bebé).
Nos primeiros meses, o bebé será alimentado a pedido, sem grande rigidez de horários. Mama quando tiver fome. Defina um horário para o banho, sestas diárias e hora de dormir. Cumpra as rotinas todos os dias, mesmo ao fim de semana.
Se existirem outras crianças em casa, as rotinas são ainda mais importantes porque elas também vão exigir a sua atenção.
4. Envolva o pai
Não queira fazer tudo sozinha. Envolva o pai nos cuidados ao bebé. Os homens são muito competentes no que toca a cuidar dos filhos.
Partilhe todos os seus sentimentos e inseguranças com o seu companheiro para formarem uma verdadeira equipa e estarem alinhados na gestão do dia da dia da família.
Definam tarefas. O pai pode dar banho e gerir as visitas, por exemplo.
5. Peça ajuda
Se tiver um familiar ou uma amiga disponível, peça ajuda para as pequenas tarefas como ir às compras ou tratar do(s) filho(s) mais velhos.
Se tiver alguma dúvida mais específica sobre o sono, dificuldades na amamentação, se se sentir melancólica e assoberbada (sintomas de depressão pós-parto) fale com o seu pediatra (que deve escolher e conhecer pessoalmente antes do nascimento do bebé).
6. Dedique tempo para conhecer o seu bebé
O choro dos bebés é um dos grandes causadores da ansiedade dos pais. Quando o bebé chora e os pais não sabem o que fazer, entram em pânico. É normal que precise de alguns dias para aprender a reconhecer os diferentes tipos de choro do bebé mas acredite que vai conseguir fazê-lo muito mais cedo do que pensa.
7. Durma quando o seu bebé dormir
A casa está desarrumada? Há roupa para passar a ferro? As visitas estão a chegar e não tem o lanche pronto? Relaxe.
Se o seu bebé está a dormir, durma também. Se não tiver sono, aproveite para descontrair. Tome um banho, aplique uma máscara no cabelo, convide uma amiga para conversar, leia um livro, namore, medite. Cuide de si. Mime-se e desfrute do seu bebé.