Vamos falar-lhe de 5 factos estranhos sobre o recém-nascido que são completamente normais. É certo que leu livros sobre o assunto, fez aulas de preparação para o parto, mas o verdadeiro desafio acontece quando finalmente tem o seu bebé nos braços. De repente começam as dúvidas e as incertezas e parece que esqueceu tudo o que leu.
5 Factos estranhos sobre o recém-nascido
1. Crosta láctea
A crosta láctea (vulgo cascão) que tão frequentemente se vê na cabeça dos recém-nascidos e que, convenhamos, é tão desagradável à vista, não tem uma causa definida.
A boa notícia é que na maioria dos casos, esta que é um dos cinco factos estranhos sobre o seu recém-nascido, desaparece durante o primeiro mês de vida do bebé.
Aplique óleo de bebé para ajudar a soltar a crosta láctea e se o aspeto não melhorar ou caso se propague para além da cabeça do bebé, então, sim, fale com o pediatra sobre o assunto.
2. Cocó
A mãe que nunca teve de limpar uma daquelas explosões de cocó das paredes do quarto ou das cortinas, que se acuse. Quase todas já passaram por isso. O cocó dos recém-nascidos é muito líquido, com uma cor que se assemelha à da mostarda e tem uma textura que se assemelha a pequenos grãos.
Se o cocó do seu bebé tem uma cor que vai do esverdeado ao amarelado e uma textura como descrita, esteja tranquila. No entanto, esteja atenta e se vir sangue, fale com o pediatra.
3. Espirros constantes
Outro dos 5 factos estranhos sobre o seu recém-nascido são os espirros. Os espirros constantes são muito frequentes nos recém-nascidos. Estes espirros podem ter como causas algum muco nasal ou até líquido amniótico que está ainda a ser expulso das vias respiratórias.
O simples facto de tudo ser novo para o seu bebé e quaisquer partículas que andem no ar o podem fazer espirrar.
Se verificar que a par dos espirros, o seu bebé recém-nascido tem a respiração mais ofegante, então fale com o pediatra para perceber se é necessário algum tratamento específico.
4. Forma da cabeça
A forma da cabeça do seu bebé é estranha? Lembre-se que se dar à luz é um trabalho árduo para a mamã, nascer é um grande desafio para o bebé.
Não é apenas o caminho que o bebé tem de fazer através do canal de parto, mas também o facto da cabeça do bebé ser muito macia e maleável.
Ao sair do corpo da mãe, em contacto com o osso pélvico, a cabeça do recém-nascido pode ficar ligeiramente deformada. Para além disso, se durante o parto for necessário o uso de fórceps.
Também a posição de dormir pode deixar algumas marcas na cabeça do bebé. Se se der conta que ao longo do tempo, a cabeça do seu bebé não retoma o seu formato normal, deve entrar em contacto com o pediatra e avaliar as opções de tratamento.
5. Olhos tortos
Os músculos em torno dos olhos do bebé ainda estão em desenvolvimento aquando do nascimento, pelo que muito frequentemente nos parece que os bebés têm os olhos tortos, sendo isso na maioria das vezes pura ilusão ótica.
No entanto, se por volta dos 6 meses ainda acha que o seu bebé tem os olhos tortos, nada como consultar o pediatra e eventualmente um oftalmologista.