É muito comum ficarmos com a sensação de que um recém-nascido tem os olhos tortos. Mas será que é mesmo assim? Será que o seu bebé tem mesmo os olhos tortos ou será apenas impressão sua?
Parece que o recém-nascido tem os olhos tortos?
Durante os primeiros seis meses de vida, é muito comum que os olhos do bebé se desloquem e vagueiem, especialmente quando está cansado ou a olhar fixamente para um objeto.
Para além disso, há também algo chamado pseudoesotropia ou pseudoestrabismo em bebés, que se trata de uma ilusão ótica que resulta do facto da ponte nasal do recém-nascido ser plana.
Se olhar atentamente para o nariz do seu bebé e depois olhar para o seu, verifica que o seu nariz é muito maior e mais definido. Mas por que têm os bebés narizes planos?
O nariz plano do bebé tem uma função muito prática e objetiva: ajudar a amamentação, adaptando a forma do rosto do bebé à posição da amamentação. Aliás se reparar bem, também o queixo do recém-nascido é mais plano e o motivo é o mesmo: facilitar a amamentação.
Em relação aos olhos do bebé recém-nascido, muitas vezes, principalmente quando o bebé está a focar num determinado ângulo, os seus olhos vão parecer tortos ou cruzados.
Nesta situação, repare que, se olhar mais atentamente, verá as pupilas alinhadas e a moverem-se ao mesmo tempo mas, uma das áreas brancas que está habituada a ver, desaparece nas dobras da pele.
Faça um pequeno teste: tente tirar uma foto ao bebé com ambos os olhos abertos e concentre-se na parte escura do olho: os dois olhos devem estar alinhados.
Os olhos do bebé não devem estar fixos mas mover-se em qualquer direção. Estimular e brincar com o bebé é fundamental para que os olhos se movimentem e foquem a atenção em diversos pontos e objetos.
Nas primeiras consultas com o pediatra, ele irá verificar a posição dos olhos do bebé e se seguem o movimento.
Como passa mais tempo com o seu bebé, tem oportunidade de o observar com mais atenção e partilhar com o pediatra as suas preocupações.
Se lhe parecer que o bebé está sempre a fixar um ponto específico ou se tiver um olhar vago, fale com o pediatra para perceber se está tudo normal ou se é aconselhável ser observado por um médico da especialidade.