A assadura da fralda (também designada por dermatite ou eritema da fralda) é uma irritação e maceração da pele da zona da fralda causada, na maioria dos casos, pelo uso contínuo das fraldas aliado à grande fragilidade da pele do bebé.
Assadura da fralda: como prevenir e tratar
O que é a assadura da fralda?
A assadura da fralda é uma irritação da pele da zona da fralda bastante comum nos bebés. Pode afetar todos os bebés que usem fralda, independentemente da idade.
A pele do bebé fica vermelha, irritada e mais frágil na zona da fralda – nádegas, coxas e zona genital.
Causas da assadura da fralda
Vários fatores podem contribuir para este tipo de irritação da pele da zona íntima do bebé:
- Frição da fralda na pele delicada do bebé;
- Maceração (que deixa a pele fica mole, frágil e pálida);
- Alergia às fraldas;
- Contacto prolongado com a urina e as fezes;
- Alergia a cremes ou a produtos usados no banho e na limpeza do bebé;
- Alergia a toalhetes usados na higiene íntima do bebé;
- Infeção secundária por bactérias e fungos;
- Alergia a detergentes e amaciadores usados no tratamento da roupa.
Quando o bebé começa a comer novos alimentos também se deve redobrar a atenção pois com o início da diversificação alimentar poderão aparecer assaduras, dado que alguns alimentos podem tornar as fezes mais ácidas.
Sintomas da assadura da fralda
A pele irritada pode apresentar lesões de vermelhidão com pequenas bolhas.
Como a assadura da fralda causa grande desconforto e dor, o bebé pode ficar irritado e com dificuldade em se acalmar, especialmente, durante a troca de fralda ou no banho, quando se toca na zona afetada.
Como evitar a assadura da fralda
1. Muda da fralda
A fralda do bebé deve ser trocada pelo menos a cada 3 horas e sempre que o bebé faz cocó. Para limpar o rabinho e a zona genital é suficiente usar água morna e uma gaze (ou uma toalha macia de algodão) e sabão neutro. Depois de lavar, secar muito bem antes de colocar a fralda.
Se optar por colocar um creme hidratante na pele do bebé, use uma pequena quantidade e espalhe muito bem o creme para total absorção. Não é aconselhado deixar resíduos de creme na pele.
2. Escolha cuidadosa dos produtos de higiene
Escolha produtos de higiene muito suaves e adequados à idade do bebé. Os produtos devem ser neutros, sem corantes, conservantes (parabenos) ou perfume. Se o bebé tem algum problema de pele mais específico, os produtos de higiene devem ser escolhidos com a ajuda do pediatra.
O uso frequente de toalhetes para limpar a zona da fralda deve ser evitado pois os produtos químicos podem secar e desidratar a pele dando origem a assaduras. Para fazer a higiene íntima do bebé, podem usar-se toalhas de algodão embebidas em água morna e reservar as toalhitas industriais para as saídas (a evitar toalhetes que contenham álcool ou perfume).
3. Higiene íntima do bebé
Após o banho a pele do bebé deve ser sempre bem seca com uma toalha macia de algodão com especial atenção às dobrinhas da pele.
Tratamento da assadura da fralda
Para além da prevenção, quando há sinais evidentes de irritação, é necessário:
- Trocar de fraldas ainda com maior frequência (deixar o mínimo tempo possível a pele do bebé em contacto com a urina e fezes);
- Lavar a área genital com água morna e secar a pele delicadamente, sem esfregar, sempre que se muda a fralda;
- Deixar o bebé sem fralda por algum tempo, o que facilita a regeneração e cicatrização da pele;
- Aplicar um creme barreira à base de vitamina A e de óxido de zinco para criar uma película que impede o contacto da pele com a urina e as fezes mas que a deixa respirar.
Se a assadura não melhorar com estes cuidados, é necessário consultar o pediatra pois poderá ser necessário recorrer a um tratamento mais específico.
É o caso da infeção por fungos que pode pelar e fazer feridas na pele. O tratamento consiste na aplicação de um creme antifúgico. Se não passar, há ainda a possibilidade de infeção por bactérias e o tratamento é realizado com antibiótico.
Evitar nova assadura da fralda
- Quando iniciar a diversificação alimentar, introduza um alimento de cada vez para conseguir identificar rapidamente algum alimento que cause irritação;
- Amamente o bebé até quando puder; os anticorpos naturais do leite materno ajudam a reforçar o sistema imunitário do bebé contra infeções;
- Continue a cuidar da zona íntima do bebé com os cuidados básicos.