Já ouvir falar da técnica dos 5S? Se o seu bebé não para de chorar, talvez seja a altura certa para experimentar esta técnica inovadora para bebés recém-nascidos, até aos 3 meses de vida. A técnica dos 5S foi idealizada pelo Dr. Harvey Karp, provavelmente o pediatra mais aclamado dos Estados Unidos e recomendado por famosos de Hollywood como Madonna e Pierce Brosnan.
O que é a técnica dos 5S?
A técnica dos 5S consiste em cinco ações diferentes que se destinam a acalmar o choro do bebé e a ajudá-lo a dormir, aumentando o seu período de sono.
O Dr. Harvey Karp criou esta técnica com base no facto de os bebés terem passado nove meses a serem embalados, a balançarem gentilmente e a serem tranquilizados dentro de um útero quentinho e muito confortável. Com o nascimento, deparam-se com um mundo inundado de luz, frio e surpresas inesperadas.
Por isso o bebé poderá sentir-se inseguro e agitado. Assim, este pediatra defende que o primeiro trimestre de vida deveria ser uma espécie de quarto trimestre de gestação. Para tal, torna-se importante recrear esse ambiente de conforto, incluindo os sons e sensações, com o intuito de ajudar o bebé a sentir-se calmo e seguro.
Os 5S são as iniciais para cada um dos cinco passos incluídos nesta técnica:
- Swaddle – Envolver (numa manta, por exemplo)
- Side-Stomach Position – Posição lateral sobre a barriga
- Shush – “Shhh” ou Ruído branco
- Swing – Balançar
- Suck – Sugar
Os 5S na prática
O Dr. Harvey Karp ressalva, contudo, que antes de aplicar a técnica dos 5S, os pais devem assegurar-se que as seguintes necessidades do bebé estão satisfeitas:
- A fralda do bebé foi mudada
- Foi oferecida a mama (ou biberão) ao bebé
- O bebé arrotou
- Aparentemente, o bebé não tem dores
- O bebé foi confortado no colo dos pais
1. Envolver (Swaddle)
Como o próprio termo indica, falamos de algo que não é novidade: envolver o bebé numa mantinha de forma a dar-lhe a sensação de segurança e conforto do útero. Isto pode ser praticado não só quando o bebé recém-nascido (até aos 3 meses de idade) está a chorar, mas também quando vai tirar uma sesta.
No entanto, deixe espaço na zona das pernas para que o bebé possa movimentá-las livremente. Assim não vai estar a dar-lhe uma sensação de prisão.
2. Posição lateral (Side-Stomach Position )
Por o bebé de lado ou sobre a barriga acalma o bebé. Para tal, quando este chora, pode colocar o bebé de lado ou de barriga para baixo em cima do seu antebraço (tendo o cuidado de suportar a cabeça) quando está envolvido na mantinha, ou então sobre a barriga, por cima do seu ombro.
Esta técnica só pode ser usada quando o bebé está desperto e sempre na companhia do adulto. Quando o bebé adormecer, coloque-o a dormir SEMPRE com a barriga para cima.
Atenção: nunca é demais relembrar que NUNCA deve colocar o bebé a dormir de barriga para baixo pois pode sufocar! Um bebé recém-nascido deve SEMPRE dormir de barriga para cima.
3. “Shhh” ou ruído branco (Shush)
Este “shhh” realmente refere-se a fazer o som de forma prolongada perto do ouvido do bebé quando este está a chorar e com o mesmo volume do seu choro. Porquê? Porque a vida dentro do útero é tudo menos silenciosa. O bebé está rodeado do som da corrente sanguínea, dos batimentos do coração e outros sons emitidos pelo funcionamento do organismo da mãe.
Assim que o bebé adormecer, pode depois colocar uma gravação de ruído branco, ou de sons do interior do útero, ou ligar o aspirador, o secador de cabelo, etc.
4. Balançar (Swing)
Provavelmente já o faz: empurrar o carrinho do seu bebé para a frente e para trás na esperança que ele adormeça. E realmente funciona porque era precisamente o que acontecia ao bebé com muita frequência quando este vivia dentro do útero. O bebé era suavemente balançado pela oscilação provocada pelos movimentos da mãe ao descer umas escadas, por exemplo.
Ao segurar no bebé, tendo o cuidado de garantir o suporte da sua cabeça e pescoço. Pode pô-lo na posição lateral ou de barriga para baixo como explicado acima. Balance o bebé alguns centímetros para a frente e para trás, em movimentos muito suaves mas rápidos. Verá que provavelmente vai acalmar-se e relaxar.
Atenção: Nunca abane o bebé pois pode ser extremamente perigoso!
5. Sugar (Sucking)
O movimento da sucção é calmante e reconfortante para os bebés. Portanto, se oferecer a chupeta ou o seu dedo polegar (devidamente limpo) ao seu bebé quando este se encontra agitado e a chorar, poderá vê-lo a acalmar-se e a ficar tranquilo.
Conclusão
Estes cinco passos que constituem a técnica dos 5S não são, por si só, uma grande novidade. Contudo, se aplicar simultaneamente mais do que um dos passos da técnica 5S, poderá ter um maior sucesso em ver um bebé mais tranquilo, relaxado e feliz e, também muito importante, uns pais mais descansados e felizes!