Cada habilidade motora que o seu bebé desenvolverá durante o 1º ano – como rolar, erguer o peito do chão, sentar, rastejar, gatinhar e andar – resulta do tempo que passa a brincar e a exercitar-se. Brincar no chão faz uma diferença enorme na forma como o bebé se desenvolve nos primeiros meses de vida.
Dos 2 aos 4 meses: ganhar força muscular e mobilidade
Por volta dos 2 meses: quando está deitado de barriga para baixo, levanta a cabeça sozinho durante algum tempo, para observar o que se passa à sua volta ou quando chamam pelo seu nome.
Por volta dos 3 meses: já se consegue apoiar nos antebraços e levantar ativamente a cabeça e os ombros. Move a cabeça para observar atentamente a atividade à sua volta e segue os movimentos das pessoas que se encontram no seu campo visual. Sorri quando se fala com ele.
Por volta dos 4 meses: já consegue levantar a cabeça durante vários segundos quando está deitado de costas. Se o deitar de barriga para baixo, apoia-se nos braços e nas mãos para levantar e virar a cabeça.
Se brincar com o seu bebé no chão em vez de o colocar num local exíguo como um parque, abanando um brinquedo para que ele o tente alcançar ou estique os braços para que ele se arraste para conquistar o seu abraço.
O bebé aos 6 meses de idade
Por volta dos 6 meses, os bebés já se conseguem sentar quando apoiados em almofadas, por exemplo. Gradualmente, o bebé ganha controlo dos músculos do pescoço e da cabeça, tenta agarrar os pés para se sentar e esforça-se por manter o tronco direito para se conseguir virar.
Deixe-o brincar no chão e dê-lhe brinquedos adequadas à sua faixa etária. Isso irá incentivá-lo a arrastar-se para alcançar os brinquedos, a treinar a capacidade de agarrar e transferir os objetos de uma mão para a outra e a desenvolver as suas competências sociais.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
O bebé entre os 6 e os 10 meses
Irá notar que o seu bebé está cada vez mais desperto e atento. Tudo é motivo de interesse! O bebé gosta de agarrar tudo com as mãos, inclusive, os alimentos. Também começa a atirar os brinquedos e objetos para o chão.
Tipicamente, os bebés começam a gatinhar entre os 6 e os 10 meses de idade, apesar de alguns pularem esta fase e passarem logo a andar. Quando o bebé começa a apoiar o corpo nos braços, elevando o troncos e a balançar o corpo para a frente e para trás, está pronto para começar a gatinhar.
Quando brinca com o bebé no chão, deite-o de barriga para baixo para treinar os movimentos e aumentar a resistência muscular para gatinhar. Ajude-o a virar-se caso ainda não o consiga fazer sozinho.
Sente-se com ele e tente fazer com que se desloque para agarrar o seu brinquedo favorito. A vontade de alcançar objetos e de se deslocar irão incentivá-lo a mover-se. Faça brincadeiras de tapar e destapar o rosto e outros jogos repetitivos (bater palmas, acenar…).
O bebé entre os 10 e os 12 meses
Entre os 9-10 e os 12 meses, o bebé pode conseguir levanta-se. Com 12 meses, põe-se de pé e baixa-se com o apoio de uma ou duas mãos. Alguns pediatras recomendam baixar o colchão da cama de grades para que o bebé consiga subir e descer sem se magoar.
Quando o bebé brinca no chão, num local seguro, irá tentar agarrar-se a móveis ou outros objetos para se conseguir manter de pé.
O que fazer se o seu bebé não gostar de estar a brincar de barriga para baixo?
- Após a muda da fralda, ajude suavemente o bebé (até aos 3 meses) a rolar até ficar de barriga para baixo, apoiando a cabeça com a sua mão e acariciando as costas. Não o deixe ficar muito tempo nessa posição. É provável que chore porque não se sente confortável. Volte a virá-lo de barriga para cima suavemente enquanto lhe fala carinhosamente. Repita o exercício duas a três vezes em cada muda da fralda para que se habitue a estar nesta posição.
- Quando pegar no bebé ao colo, coloque-o de barriga para baixo, apoiando a cabeça com uma mão, que descansa na dobra do seu cotovelo, e com a outra mão aberta, apoie a barriga.
- Deite-se de costas na cama e coloque o seu bebé sobre o seu peito, de barriga para baixo, com o rosto na direção do seu. Também o pode elevar e baixar lentamente para experimentar a sensação de movimento mas com segurança.
- Ajude o bebé a manter-se confortável de barriga para baixo colocando uma manta suave dobrada por baixo do peito. Assim, o bebé consegue apoiar os braços e as mãos e sentir-se mais seguro. Também pode usar a almofada da amamentação para ajudar o bebé a ficar apoiado nesta posição.
- Crie um parque no chão, com um espelho na parede para que o bebé se consiga ver. Coloque nesse espaço os seus brinquedos preferidos.
- Ajude o bebé a sentir-se confortável de barriga para baixo ajudando-o a posicionar os braços fletidos por baixo do corpo, apoiando-se com os braços e mãos.
- Coloque os brinquedos a uma distância próxima das mãos para que se estique ligeiramente para os agarrar.
- Deite o bebé no chão e coloque um livro à frente do seu rosto para que o possam ver em conjunto.
- Experimente colocar um túnel no chão e incentive o seu bebé a percorre-lo.
- Use vários objetos (brinquedos coloridos, uma taça baixa com ervas aromáticas, uma almofada que faça barulho quando lhe toca, brinquedos que se deslocam como carrinhos movidos a pilhas) para incentivar o bebé a brincar no chão, deitado de barriga para baixo. Deite-se ao lado do seu bebé e brinquem juntos.
Porque é tão importante deixar os bebés brincar no chão?
Coordenação motora
Quando o bebé começa a demonstrar interesse pelo que se passa à sua volta e é colocado de barriga para baixo, a vontade de agarrar os seus brinquedos preferidos ou chegar aos braços dos pais, exige o desenvolvimento de uma série de competências: coordenação mão-olho, treino da coordenação dos movimentos do tronco e das pernas para se conseguir movimentar, ganhar força necessária nos braços para se conseguir levantar ou mover para outra posição e controlar o pescoço.
2. Aprender a explorar
Colocar o bebé no chão, num local seguro e com os seus brinquedos favoritos (nomeadamente, os pais), é uma excelente forma de promover a curiosidade da criança. Ela sente-se livre para explorar o espaço à sua volta e chegar aos objetos de modo mais independente o que acaba por promover, também a sua autonomia.
Atividades
Brincar no chão permite-lhe desenvolver uma série de atividades que estimulam os sentidos e o desenvolvimento motor do seu filho. Quando o bebé começa a querer gatinhar ou a dar os primeiros passos, pode incentivar essas conquistas se se sentar a uma certa distância e o chamar para ir ter consigo. Brincar no chão também ajuda a melhorar o equilíbrio. A criança tem necessidade de se apoiar e, gradualmente, treinar várias posições através da tentativa / erro.
Brincar no chão no 1º ano de vida, num ambiente seguro e confortável, é uma das melhores formas de incentivar o bebé a movimentar-se, a descobrir o mundo, a desenvolver as suas competências sociais e a ganhar autonomia. Quando o bebé é colocado a brincar num ambiente estimulante, com desafios adequados à sua fase do desenvolvimento, aprende a conquistar novas competências através da vontade de superar os desafios que se impõe a si próprio.