Quando nasce uma criança, também nascem um pai e uma mãe. E, durante a sua vida, têm o privilégio de ver crescer um filho, que os ama incondicionalmente.
As crianças enchem a nossa vida de propósito, de aventuras novas a cada dia, descobertas e mistérios. A nós, pais, cabe-nos a missão de os guiar para uma vida preenchida, realizada e feliz.
As dificuldades iniciais com o bebé, a amamentação, o choro, as noites em que acorda várias vezes e não consegue voltar a adormecer sozinho, são fases passageiras. Podem demorar mais ou menos tempo a passar, mas passam.
É importante que os pais saibam isso. Que, com o tempo, essas dificuldades vão ser ultrapassadas e, assim, viver esses tempos com a máxima tranquilidade possível fazendo o que sabem melhor: consolar as suas crianças e amá-las para além de tudo.
Ter um bebé pequeno nos braços pode ser assustador, especialmente para os pais sem experiência que não sabem o que fazer para consolar o seu bebé. Contudo, siga o seu instinto. Ouça mais os seus sentimentos e menos os palpites dos outros. Conheça o seu bebé. Proteja-o, abrace-o, mime-o, dê-lhe carinho.
Para ele também são tempos difíceis. Acabou de chegar a um mundo completamente novo, desconhecido e assustador. Sente coisas que nunca sentiu no ventre materno. Estímulos, como a luz e o barulho, fome, frio ou calor, roupa que aperta.
Antes de nascer, o seu ambiente era constante e controlado. Agora tem que chorar ou mostrar desagrado para ter as suas necessidades satisfeitas. E, chorar, é a única forma de comunicação que domina. Por isso, quando não está bem ou precisa de chamar a atenção dos pais, chora.
Os bebés crescem muito mais depressa do que imagina. E, em breve, vai olhar para trás e ver como tudo é passageiro.
Como gostava de lhe dar o colo que ele já não pede, como lhe dava prazer coloca-lo junto a si nas noites mais difíceis e adormecia nos seus braços, os sorrisos de satisfação e de alegria quando a via a entrar no quarto, os seus bracinhos esticados para ficar no aconchego do seu colo.
Aproveite ao máximo esses pequenos momentos tão preciosos. Em breve, vão passar. Goze todas as fases do desenvolvimento do seu bebé com otimismo e tranquilidade.
Usufrua de cada momento, de cada conquista, de cada alegria. Afinal, é isso que conta. São essas lembranças que permanecem na nossa memória e das quais sentiremos muita falta um dia.