Habitualmente encontrada no Sudeste Europeu e na Ásia, o alcaçuz é uma planta medicinal cuja utilização para fins terapêuticos é feita há já vários séculos – podemos encontrar referências ao seu uso na altura dos Gregos.
Alcaçuz
O que é?
O alcaçuz é uma planta medicinal, também conhecida como Glicirriza, Salsa, Regaliz, Pau-doce ou Raiz-doce, que é frequentemente utilizada no tratamento de problemas respiratórios.
Esta planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas parafarmácias.
Para que serve?
Devido à sua ação anti-inflamatória, anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, antitússica, antimicrobiana, antioxidante, antissética, diurética, emoliente, laxante e tónica, o alcaçuz pode ser utilizado no tratamento de diversas condições de saúde, tais como:
- Abcessos;
- Bronquite;
- Conjuntivite;
- Furúnculos;
- Gota;
- Prisão de ventre;
- Gripe ou constipação;
- Úlceras gástricas.
Como utilizar o alcaçuz?
Para utilizá-lo pode fazer um chá utilizando a sua raiz. Deverá colocar cerca de 10 gramas de raiz num 1 litro de água e deixar ferver durante aproximadamente 10 minutos. Deixe arrefecer e beba três chávenas por dia.
Precauções
No entanto, há que ter em atenção às contraindicações.
O alcaçuz não deve ser utilizado por grávidas, durante a amamentação e nas pessoas com anemia, pressão sanguínea elevada, glaucoma, problemas cardíacos ou quando estão a tomar anticoncecionais orais bem como medicamentos que visam equilibrar o sistema hormonal.
retenção de líquidos, aumento da pressão sanguínea, diminuição da concentração de potássio no organismo, dor abdominal, dor de cabeça e dificuldade respiratória.