A partir do primeiro ano se deve proporcionar todos os nutrientes essenciais e em quantidades adequadas ao bebé, o que permite a inclusão de uma ampla variedade de alimentos.
Gradualmente, a criança deve adaptar-se à dieta familiar e criar hábitos alimentares saudáveis com base em alimentos essenciais em quantidades adequadas.
- O que é essencial na alimentação de uma criança a partir dos 2 anos?
- Alimentos que não podem faltar na alimentação depois dos 2 anos
O que é essencial na alimentação de uma criança a partir dos 2 anos?
Não poderia iniciar este tema sem referir que, a partir do primeiro ano se deve proporcionar todos os nutrientes essenciais e em quantidades adequadas ao bebé, o que permite a inclusão de uma ampla variedade de alimentos.
Está também esclarecido, que uma criança a partir dos dois anos (e quem sabe até antes) beneficia de refeições partilhadas com a sua família, vendo e aprendendo a comer e a escolher os alimentos.
Também é por volta desta idade que as crianças começam a ter mais habilidade no que respeita à manipulação dos talheres. Os pratos, copos e os talhares provocam nas crianças um fascínio, quase que um encantamento (?esse copo é só meu!?), logo o querer comer sozinho, mexer nos alimentos, provar, começa assim a ganhar forma.
Nessa altura, após o controlo inicial da colher e mais tarde do garfo, será então importante começarem a fazer as suas refeições juntamente com a família, sentados à mesa na sua cadeira especial, com o auxílio dos pais e no seu próprio ritmo (uns mais rápidos e atentos, e/ou outros mais lentos e distraídos) estreando desta forma a mesa principal de refeições!
É normal que se distraiam, que demorem a comer, que deixem cair comida ao chão, que se sujem… com o tempo vão aperfeiçoando as suas habilidades à mesa.
É também a criança que deve adaptar-se à dieta familiar e não o contrário! Pois o que se faz para o adulto deve ser dado à criança e deve ser saudável e equilibrado. Todos saem beneficiados deste processo!
Mas para que isto resulte é fundamental que a diversificação alimentar ao longo do primeiro ano de vida seja realizada de forma correta, com várias experiências sensoriais, muito treino do paladar e com uma pitada de paciência.