Os bebés podem comer doces? Esta é a primeira pergunta e é também a que tem resposta mais imediata: não! Os bebés não podem comer doces.
Durante o 1º ano de vida é totalmente contraindicado que o bebé consuma açúcar ou produtos açucarados, onde se incluem, por exemplo, o chocolate, o mel, os bolos, as bolachas, os iogurtes não naturais e todas as outras doçarias e sobremesas.
Mas existe uma quantidade de doce que o bebé possa comer?
Não, não existe qualquer recomendação ou referência relativamente à quantidade de doce que o bebé pode comer, precisamente pelo facto de não ser, de todo, recomendado.
Vai também reparar que, ainda que proibição dos doces seja referida apenas para o primeiro ano de vida, também não vai encontrar uma recomendação para as fases posteriores, já que esta passa pelo “mínimo possível”: Quanto mais tarde a criança contactar com estes doces, melhor será para a sua saúde!
Porque é que os bebés não podem comer doces?
- Não promove hábitos alimentares saudáveis
Todos nascemos com uma preferência inata para o doce, ao contrário de outros sabores como o amargo (dos vegetais) que necessitam de ser aprendidos. Assim, se estivermos, desde cedo, a expor o bebé ao açúcar, ele irá criar um gosto ainda maior pelo doce. Adicionalmente, o açúcar também tende a mascarar o verdadeiro sabor dos outros alimentos, o que também dificulta toda a alimentação.
De uma forma prática se der, desde o início, laranja com açúcar à criança, ela nunca irá comer uma laranja sem açúcar sem que esta lhe pareça amarga, nem nunca saberá o sabor natural da laranja.
- Contribui para obesidade e excesso de peso
O excesso no consumo de açúcar está fortemente associado ao excesso de peso e obesidade. Sabemos também que o açúcar tem um efeito aditivo ou viciante, ou seja, quanto mais açúcar o bebé consumir, mais precisará de consumir mais tarde para o alimento lhe parecer doce.
- Cáries dentárias
O açúcar tem ainda um indesejável efeito cariogénico (ou seja, favorece o aparecimento de cáries nos dentes), algo que é bastante prejudicial num bebé que ainda está a formar a sua primeira dentição.
- Difícil digestão
Os doces, particularmente os que contêm chocolate, são de difícil digestão para os bebés que ainda estão no processo de maturação gastrointestinal.
Mas então, o que fazer quando o bebé fica a olhar para um doce?
A primeira coisa a ter em consideração é que o bebé está a olhar para o doce tal como olha para qualquer outra coisa que seja nova, e que lhe chame à atenção.
Ao contrário dos adultos, e também das crianças mais velhas, o bebé não sabe o que é o doce e por isso não sente vontade de comer ou qualquer falta se não lhe for oferecido.
Assim, é muito importante que toda a gente ceda à tentação de dar o doce: os doces não trazem qualquer benefício para o bebé, quer nutricional, quer emocional.
.
.