Em Portugal, na quadra natalícia não podem faltar doces onde impera o aroma da canela e da casca de limão. Alguns doces de Natal são também típicos de uma ou outra zona do país. Tradicionais ou não, as rabanadas, azevias, sonhos, arroz-doce, aletria, bolo-rei, bolo-rainha, tronco de Natal, mexidos e outros são alguns dos doces que podemos encontrar numa mesa portuguesa de Natal.
Ao que parece, os bolinhos de jerimu (ou de bolina) são típicos do norte do país, provavelmente da região de Viana do Castelo. Jerimu é, simplesmente, outro nome para a abóbora-menina. O ingrediente principal destes deliciosos bolinhos é, pois, a abóbora-menina.
Bolinhos de jerimu
- Preparação: 20 minutos + tempo para escorrer a abóbora
- Cozedura: 40 minutos
- Porções: 9
Ingredientes
- 1 kg de abóbora-menina descascada e cortada
- 50 g de farinha
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de vinho do Porto
- Raspa de 1 limão e de 1 laranja
- 1 colher de chá de fermento
- 1 pitada de sal
- Azeite ou óleo q.b. para fritar
Preparação
Coza a abóbora-menina em água temperada com uma pitada de sal. Depois de cozida, passe-a por um passador e esprema-a bem. Pode envolver a abóbora num pano e deixá-la sobre um recipiente por baixo para que a água escorra completamente.
Assim que o puré obtido esteja totalmente escorrido, coloque-o num recipiente. Adicione a farinha, as gemas, o açúcar, o fermento, o vinho do Porto e a raspa da laranja e do limão e misture bem. Finalmente, bata as claras em castelo e adicione-as à massa.
Molde pequenos bolinhos achatados, mais ou menos do tamanho de uma colher de sopa. Frite-os em óleo ou azeite bem quente.
Os bolinhos de jerimu podem ser servidos simples ou polvilhados com canela e açúcar. Ou se quiser pode fazer uma calda semelhante à das rabanadas com sumo de laranja, vinho do Porto, canela e mel e regar os bolinhos.
Um Natal ainda mais docinho com estes bolinhos de jerimu!