O verão e o ar livre são a combinação para os miúdos se dedicarem a atividades sensoriais. Correr descalço na relva, tomar banho de mangueira, brincar na areia na terra, trepar a árvores, rebolar na erva são todas atividades fantásticas para as crianças pequenas. Pelo menos para as que têm a sorte de as poderem praticar com frequência! E não é fantástico vê-los divertirem-se sem um ecrã à frente?
A estimulação dos sentidos é fundamental para um desenvolvimento saudável. No entanto, o verão só dura uns meses e durante o resto do ano, especialmente no inverno, as crianças têm que brincar dentro de casa.
Mas o facto de as crianças terem que passar muito tempo dentro de casa não tem que ser aborrecido e nem com um ecrã à frente. Há brincadeiras que têm preenchido gerações e gerações de crianças e que continuam divertidas nos dias de hoje.
Apresentamos, assim, sugestões de 5 atividades sensoriais para dentro de casa muito divertidas. Não precisa de nenhum equipamento especial, exceto algumas coisas do armário e da cozinha. Temos a certeza que o tempo dentro de casa vai passar a voar para os miúdos!
Mergulhar num monte de almofadas
Vais precisar para esta atividade sensorial dentro de casa de algumas mantas, cobertas fofas ou edredons e muitas almofadas. Arranje uma área o mais ampla possível como, por exemplo na sala. Afaste mobiliário como mesas pequenas e cadeiras e quaisquer itens duros onde os miúdos se possam magoar.
Depois faça um monte grande com as mantas, edredons e almofadas. E é só! Agora é a vez dos miúdos e da diversão começar. Eles só têm que trepar a montanha ou saltar para cima dela. Quando estiver desfeita, só tem que a reconstruir, vez após vez!
Brincar às escondidas no escuro
Para este jogo que é na verdade uma caça ao tesouro, apenas necessita de lanternas e um brinquedo, doces ou outro.
Assim que anoitecer, e no inverno anoitece cedo, desligue as luzes da casa. Seguidamente, dê às crianças e a cada adulto (quantos mais melhor) uma lanterna. A ideia é jogarem em equipas de 1 ou 2, dependendo de quantas pessoas são. As equipas irão deslocar-se com uma lanterna durante o jogo todo.
Para esta atividade sensorial, uma das equipas, à vez, irá esconder um brinquedo ou doces, por exemplo, e a outra vai procurar. A equipa que procura conta até 10 ou 20 enquanto que a outra esconde o objeto. Após a contagem, pegam as lanternas e começam a procurar. Pode ganhar quem demorar menos tempo a encontrar o objeto. Se quiser, podem dar alguns palpites de orientação com o típico “morno”, “frio” e “quente”.
Esta atividade é ótima para estimular a visão (com a lanterna) e o sentido de orientação e direção no escuro.
Caixa sensorial de chocolate
Esta atividade sensorial dentro de casa é deliciosa. Necessitará de uma caixa de plástico grande, pelo menos do tamanho de uma caixa de sapatos. Encha a caixa com farinha e chocolate em pó para meter no leite. Ponha mais do dobro de farinha em relação ao chocolate.
Com crianças que não gostam de se sujar pode oferecer a caixa assim para ela mexer e sentir a textura e o perfume do chocolate. Alternativamente, pode adicionar à mistura 2 chávenas de óleo. Esta mistura tipo massa para bolo ou bolachas tem uma textura muito agradável ao toque. É também perfeita para as crianças moldarem como quiserem. Não se esqueça de estender uma toalha ou plástico bastante grande no local onde elas vão brincar!
Há ainda a possibilidade de fazer uma mistura seca com grãos de arroz, feijões ou grão seco e chocolate em pó. Assim, as crianças irão também sentir o odor do chocolate. A mistura que fizer pode ser manipulada com uma colher de pau ou copo de bambu ou plástico.
As possibilidades acabam onde acaba a imaginação! Deixe os seus filhos explorar a mistura como quiserem. Podem começar apenas por manipulá-la com uma colher. Outras crianças que adoram sujar-se irão adorar mexer com esta caixa. Não se esqueça ainda de assegurar que a mistura que escolher é segura e que as crianças muitos pequenas não se vão engasgar.
Trilho de obstáculos
Esta atividade sensorial é fantástica para despender energia e dar umas boas gargalhadas. Vai precisar da imaginação de todos da casa para produzir um trilho cheio de obstáculos e desafios.
Pode dispor uma data de blocos pelo chão, como se fossem pedrinhas. As crianças devem saltar de bloco em bloco sem por os pés no chão. Uma data de almofadas no chão que têm que ser transpostas com um salto com as duas é fácil de executar. Outra possibilidade é uma faixa estreita de tecido disposta no chão e os miúdos têm que a percorrer sem tocar o chão, aros que têm que ser atravessados, etc. Para aumentar o desafio as crianças podem encontrar vários pontos onde têm de dar 10 saltos ou tocar 10 vezes os dedos dos pés. O segredo aqui é que o trilho não seja nem demasiado rápido e nem demasiado lento. Assim, as crianças não ficam desencorajadas por ser difícil e também não se aborrecem por ser muito fácil.
Construir uma cabana ou forte
Muito provavelmente terá sido uma das atividades sensoriais que mais lhe agradavam na infância. Construir uma cabana ou um forte é simplesmente uma diversão em vários aspetos. Tudo o que precisa, como já bem saberá é de mantas ou lençóis. Para algo bastante básico pode simplesmente dispor o lençol sobre a mesa de jantar de forma a que as pontas cheguem perto do chão. Uma lanterna, almofadas, livros e até brinquedos sensoriais (luzes ou sons) podem ter as crianças ocupadas bastante tempo.
As crianças maiores poderão querer construir uma cabana mais elaborada. Tudo depende da imaginação. A tenda ou forte funciona ainda como um esconderijo para onde a criança pode ir sempre que lhe apetecer ou necessitar de relaxar ou de um pouco de tranquilidade entre as brincadeiras.