Os brinquedos, enquanto objetos de aprendizagem, ajudam a criança a conhecer e a dominar o meio que a rodeia, a interpretá-lo, a criar relações entre ações / consequências e a desenvolver novos conhecimentos para aplicar em situações semelhantes no futuro.
Assim, cada brinquedo serve de suporte ao desenvolvimento de uma série de competências esperadas numa fase específica do desenvolvimento com o objetivo de estimular as capacidades cognitivas e motoras e o gosto pela aprendizagem informal.
A principal função do brinquedo deve ser a de ajudar a criança a crescer. Os brinquedos são um meio privilegiado para aprender, brincando. Enquanto se diverte, a criança desperta a sua curiosidade e vontade em aprender cada vez mais coisas sobre tudo o que a rodeia.
Do nascimentos aos 3 meses de idade
Nos primeiros meses de vida, as brincadeiras e os jogos que pode fazer com o seu bebé são muito simples e gratificantes. Fazer caretas, agarrar o dedo, ouvir música enquanto o embala, cheirar diferentes objetos, brincar com os pés e com as mãos… Os pais são o principal brinquedo dos bebés.
- Abrace, mime e pegue ao colo o seu filho;
- Fale com o seu filho de forma carinhosa ao som de uma música calma ou de canções de embalar;
- Agarre o dedo, toque e beije o seu bebé enquanto o baloiça suavemente;
- Escolha brinquedos coloridos e brilhantes, de formas arredondadas como uma roca, bola ou guizo;
- Coloque um mobile sob o berço e apreciem as sombras, a música e o movimento oscilante das figuras.
Dos 3 aos 9 meses de idade
A aprendizagem faz-se sobretudo através dos sentidos. O bebé vocaliza espontaneamente, sobretudo quando se relaciona com os pais ou com outras pessoas. Nesta fase, descobrem as próprias mãos e estão muito recetivos a estímulos exteriores.
- Brinquedos de borracha que estimulem e aliviem o desconforto que vem com o nascimento dos primeiros dentes;
- Brinquedos de borracha para apertar que ajudem a desenvolver as capacidades de motricidade fina;
- Blocos para encaixar ou alinhar;
- Rocas, bolas, conjunto de chaves de plástico, fantoches;
- Livros de plástico específicos para esta idade;
- Brinquedos com cores fortes, que emitam ruídos e sem peças pequenas que possam ser engolidas.
Dos 9 aos 12 meses
A aprendizagem faz-se sobretudo através dos sentidos, principalmente através da boca. O bebé desenvolve a noção de permanência do objeto, ou seja, a noção de que uma coisa continua a existir mesmo que não a consiga ver.
A partir dos 10 meses, a noção de causa-efeito encontra-se já bem desenvolvida: o bebé sabe exatamente o que vai acontecer quando bate num determinado objeto (produz som) ou quando deixa cair um brinquedo (o pai ou a mãe apanha-o). Ao mesmo tempo, começa a produzir sons e a usar sinais para comunicar.
- Brinquedos que emitam os objetos dos adultos e que produzam barulho (telemóvel, telefone, relógio);
- Livros apelativos com imagens coloridas;
- Brinquedos de empilhar e construções;
- Livros com imagens coloridas.
Com 1 ano de idade
Entre os 8 e os 12 meses, os bebés aprendem a mover o corpo, de forma a poderem procurar coisas fora do seu campo de visão imediato, e aprendem a manipular os objetos no espaço, de forma a poderem vê-los de ângulos diferentes.
Entre os 12 e os 18 meses, a criança que começa a andar aprende que não apenas os seus braços e as suas pernas mas ela própria está localizada no espaço. Estuda também a forma como os objetos mudam de posição em relação uns aos outros; por exemplo: quando deixa cair do berço o seu coelho de peluche, observa a sua queda.
- Brinquedos de empilhar e construções;
- Brinquedos que imitam os objetos dos adultos e que produzam barulho (telemóvel, telefone, relógio);
- Brinquedos de borracha para apertar;
- Livros ilustrados;
- Bonecos e carrinhos (compactos, sem peças que se possam soltar).
Com 2 anos de idade
As experiências físicas que vai fazendo ajudam a desenvolver as capacidades cognitivas. Por exemplo, por volta dos 20 meses sabe que um martelo de brincar serve para bater e já o deve utilizar.
Entre os 18 e os 24 meses, a criança já desenvolveu a capacidade de representar o espaço mentalmente. Por exemplo: uma criança que começa a andar consegue descobrir um carrinho que rolou para debaixo do sofá e saiu pelo outro lado.
Entre os 20 e os 24 meses é também capaz de brincar ao faz-de-conta (por exemplo: finge que deita chá de um bule para uma chávena, põe açúcar e bebe – recorda uma sequência de acontecimentos e faz de conta que os realiza como parte de um jogo).
- Baloiço;
- Teatros (jogos de papéis e faz-de-conta);
- Brinquedos que emitam a realidade como animais de plástico, quintas, oficinas, cozinhas;
- Balde e pá;
- Legos;
- Instrumentos musicais;
- Lápis de cera;
- Livros de contos infantis;
- Livros de atividades.
Dos 3 aos 5 anos
À medida que se desenvolvem as suas competências linguísticas, a criança começa a exprimir-se de outras formas, que não apenas a exploração física – trata-se de juntar as competências físicas e de linguagem (por ex., quando faço isto, acontece aquilo), o que ajuda ao seu desenvolvimento cognitivo. Começa a formar imagens mentais das coisas, o que a leva à compreensão dos conceitos – progressivamente, e com a ajuda dos pais, vai sendo capaz de compreender conceitos como dentro e fora, cima e baixo. Pouco depois dos 2 anos, as crianças começam a interagir e a brincar umas com as outras. Os brinquedos e atividades para brincar em grupo são, normalmente, muito apreciados.
- Teatros (jogos de papéis);
- Puzzles;
- Legos;
- Carros e comboios;
- Plasticina e giz;
- Quadro para pintar e escrever;
- Casa de bonecas;
- Jogos de faz de conta;
- Jogos didáticos (por volta dos 32 meses, a criança começa a apreender o conceito de sequências numéricas simples e de diferentes categorias (por exemplo: é capaz de contar até 10 e de formar grupos de objetos – 10 animais de plástico podem ser 2 vacas, 5 porcos e 3 cavalos);
- Livros de contos infantis;
- Livros de atividades;
- Construções (entre os 3 a 4 anos, as crianças separam as coisas e voltam a encaixá-las e, quando ordenam e reordenam as coisas no espaço, exploram ativamente as relações das coisas entre si).