A relação com os animais de estimação ajuda as crianças a criar vínculos afetivos, promovendo a interação e o afeto, fatores que fazem toda a diferença no seu desenvolvimento. A utilização de cães com fins terapêuticos é apenas mais uma evidência da capacidade dos animais em promover o bem-estar, o equilíbrio emocional e a empatia.
Animais de estimação: benefícios para a criança
Os animais de estimação, especialmente aqueles que podem ser pegados ao colo e que expressam emoções, podem ser excelentes companheiros dos bebés e das crianças.
Ter um animal de estimação exige responsabilidade e compromisso. Dar de comer, escovar o pelo e os cuidados de higiene são tarefas que, aos poucos, podem passar para a criança. Contudo, a grande vantagem dos animais de estimação é mesmo a qualidade da relação afetiva que as crianças desenvolvem com eles.
O companheirismo, o afeto reciproco e os momentos de pura cumplicidade entre a criança e o seu bichano constroem boas memórias que perduram por toda a vida, de forma muito especial.
Mas, a presença do melhor amigo em casa tem outras vantagens relevantes:
- As crianças aprendem a controlar os seus impulsos, como a agressividade;
- Ter um bicho ajuda a criança a lidar e a compreender a evolução natural da vida como o nascimento, a reprodução, a doença ou a morte;
- Melhora a auto-estima e dá sentido de responsabilidade;
- Melhora as competências de comunicação e de relacionamento social;
- Diminui a ansiedade;
- É um companheiro sempre pronto e divertido para as brincadeiras;
- Ter um cão ou um gato antes de completar um ano de vida reduz em 50% o risco da criança desenvolver alergias.
Se já tem um animal de estimação antes do bebé nascer
Saiba que o convívio do bebé com os animais de estimação permite o contacto precoce com os agentes alergénicos do animal e o sistema imunitário da criança aprenderá a lidar com eles, reduzindo assim o risco de desenvolver alergias.
Alguns animais podem sentir algum ciúme com a chegada do bebé mas cabe aos donos educá-los. Ainda assim, na grande maioria dos casos, os animais de estimação recebem o bebé com todo o carinho e rapidamente o reclamam como seu.
E se houver casos de alergia na família?
Se houver algum caso de alergia na família a animais domésticos, a opção mais segura é optar pelos que não têm pelo ou fazer alguma pesquisa acerca das raças de cães com menor potencial alergénico, como é o caso dos Caniches (Poodle) e dos Labradoodles (cão híbrido gerado pelo cruzamento de um Labrador retriever e um Poodle comum ou miniatura).
Como escolher o animal de estimação adequado?
Antes de se decidir pelo novo amigo da família, pense bem no seu estilo de vida, no tempo que tem disponível para lhe dedicar e pesquise informação sobre a personalidade do pet.
A sua família é ativa? Gosta de passear ao ar livre? Tem um espaço em casa ou perto de casa onde possa dar uma volta todos os dias? Gosta de ouvir o chilrear de pássaros a toda a hora? Gosta de animais de porte grande ou pequeno? O seu condomínio permite ter todo o tipo de animais?
Estas são apenas algumas das questões que a podem ajudar a tomar a melhor decisão.