A história da Fada dos Dentes é sobre uma fada, naturalmente, que troca os dentes dos pequenos por um presente ou dinheiro. Já falou da Fada dos Dentes aos seus filhos? Ainda não? Se está na hora de começarem a cair os primeiros dentes, então está definitivamente na hora de ter uma conversa “séria” sobre a Fada dos Dentes.
História da Fada dos Dentes
Como surgiu a história da Fada dos Dentes?
A história da Fada dos Dentes surgiu numa época em que, na Europa Ocidental, se acreditava que os pais tinham de alguma forma de guardar ou queimar os dentes dos filhos, para evitar que fossem usados em rituais, protegendo assim as suas crianças.
Hoje em dia, a Fada dos Dentes é uma forma de tornar a experiência da queda dos primeiros dentes menos dolorosa ou, pelo menos, de reduzir nas crianças a ansiedade que se gera em torno deste tópico e de fazer com que os mais pequenos percebam que não há nada a recear.
Quando falar na Fada dos Dentes?
É normalmente entre os 5 e os 7 anos que os dentes de leite começam a cair e, na verdade, a partir do momento em que começam a abanar as crianças tendem a ficar ansiosas e com medo que lhes vá doer muito quando o dente cair. É aqui que entra a Fada dos Dentes!
Comece por contar ao seu filho que há uma pequenina e amorosa fada, de asas pequeninas, com roupa de bailarina e uma varinha de condão com um dente na ponta, que carrega consigo o saquinho dos dentes que vai recolhendo e que lhe dá um presente em troca do seu dentinho de leite.
Se quer mesmo agradar ao seu filho, pode tentar perceber o que é que ele gostaria de receber, sempre sublinhando o facto de que a fada é que escolhe o presente que deixa a cada menino.
Assim, se estiver a contar que o dente vá cair muito brevemente pode sempre comprar um presente e guardar em casa. Mas, se eventualmente for apanhado de surpresa e se não tiver tempo para comprar o presente, pode sempre deixar uma moedinha.
Curiosidades sobre a Fada dos Dentes
Sabia que a Fada dos Dentes não é a Fada dos Dentes em todo o lado?
Em Espanha, as crianças conhecem o Rato Pérez, inventado pelo escritor espanhol Luis Coloma e existe mesmo um museu em homenagem ao Rato Pérez.
Nos Estados Unidos celebra-se o Dia Nacional da Fada do Dente (Tooth fairy), que apesar de não ser um feriado oficial, é um dia em que tanto crianças como adultos se divertem imenso.
Para além disso, já existiu um museu da Fada do Dente, criado em 1993 pela Dra. Rosemary Wells, onde reunia uma coleção de bonecas, travesseiros, livros e outros objetos relacionados com a queda de dentes.
Em Itália existem duas personagens relacionadas com a queda dos dentes: o Topino que é um ratinho e a Fatina que é a Fada dos Dentes.