O que é a fobia escolar?
Alguns estudos demonstram a existência de fobia escolar, aproximadamente, em cerca de 5% de crianças do Jardim de Infância, e cerca de 2% de crianças do ensino básico. Julga-se que existe uma maior incidência no primeiro ano escolar da criança.
A fobia escolar consiste num medo exacerbado que a criança sente em ir para a escola e está relacionada com a ansiedade face ao desconhecido e, muitas vezes, com as mudanças de ciclo escolar.
A criança começa por recusar ir à escola, inventa vários motivos, e passa a evita-la seriamente.
Num primeiro momento não compreende que está com medo, e todo o mal estar apresenta-se sob a forma de vómitos, dores de barriga, diarreias, náuseas e tonturas.
Os sintomas referidos intensificam-se à medida que se aproxima a hora de ir para a escola.
É comum, também, a criança afastar-se dos colegas e inclusivamente não brincar, uma vez que não se sente bem na escola.
Importa deixar bem claro que, a fobia escolar não é preguiça nem tão pouco falta de vontade de ir para escola, como qualquer pai e mãe que conhece os seus filhos pode facilmente constatar se os observar com atenção. As crianças com fobia escolar apresentam, habitualmente, perturbação da ansiedade de separação.
Geralmente, as crianças com este padrão comportamental manifestam dificuldade em dormirem sozinhas nas suas próprias casas. Receiam dormir em casa de pessoas estranhas e até de se relacionarem com pessoas que não conhecem, isto é, que não fazem parte do seu círculo familiar.
Leia também