As crianças aos dois anos de idade podem parecer pequenos “terroristas”, mas na verdade são só crianças a explorar tudo o que existe à sua volta.
Mesmo com as birras, com os disparates que fazem, estes pequeninos estão a passar por grandes mudanças e a aprender a viver nesse novo mundo.
Apesar de nem sempre parecer fácil, aqui fica uma lista de 10 motivos pelos quais as crianças nesta fase são mágicas e não birrentas ou mimadas.
10 razões pelas quais os dois anos são mágicos
1. As crianças vão gostar de si mesmo quando não estiver no seu melhor
Ainda que esteja despenteado/a, com olheiras, mau hálito, os seus filhos vão mimá-lo e dar-lhe beijinhos ou abraçinhos com entusiasmo, porque para eles os pais são lindos.
Mesmo depois de um dia de trabalho complicado, o seu abraço conforta qualquer alma mais inquieta.
Se há coisa que estes pequenos seres humanos nos mostram é que o seu amor é verdadeiro, leal, arrebatador. É ou não o melhor do mundo?
2. Relembram-nos a felicidade que é simplesmente sentir
Brincar pela casa às escondidas, fazer uma partida de cócegas e ter a liberdade de agir como se criança ainda fosse é um dos melhores sentimentos do mundo. É uma felicidade pura.
Aproveite estes momentos com o seu pequeno e esteja só ali para vocês, esquecendo tudo o resto.
3. Mantêm a nossa criança interior viva
Na sequência do ponto anterior, são estas pequenas coisas que mantém a nossa criançinha interior vivinha e de boa saúde. Poder ser criança de novo, rir-se com uma enorme felicidade e até doer a barriga com o seu parceiraço, o seu filhote. É o melhor do mundo.
4. Ajudam-nos a apreciar as belezas mais simples da vida
As crianças estão sempre a observar, mostrando-nos coisas que, por vezes, até nos esquecemos de apreciar, como um pássaro, uma folha.
Por vezes, por estarmos tão absortos na vida que corre ao nosso lado acabamos por nos esquecer de observar o que está mesmo à nossa frente. As crianças ajudam-nos a fazê-lo, dando um sentido ainda mais belo à vida.
5. Relembram-nos quão fértil é a nossa imaginação
Assim que se tem filhos, a nossa definição de imaginação muda por completo.
Quantos não deram por si já a imitar (ou tentar) as personagens preferidas dos desenhos dos seus pequenos ou a imaginar que é um animal e que ladra e corre a pedir festinhas.
6. Elas não só comunicam connosco como nos entendem
Ver o seu bebé a crescer todos os dias é algo maravilhoso e simultaneamente assustador. Achamos que estão a crescer depressa demais e que logo logo iremos sentir saudades de quando eram pequenos.
Em vez de se deixar levar por esses sentimentos, aproveite esta fase para vê-lo crescer, começar a dar os primeiros passos na sua independência e na sua comunicação.
Aproveite esta fase para falar mais com ele, interagindo e puxando por ele.
7. São genuínos
Não há nada que os impeça de dizer a verdade. Não têm filtro. Se por um lado, podem deixar os pais envergonhados, por outro às vezes é realmente divertido e bom sabermos o que pensam estes pequeninos seres humanos.
8. Ainda dormem sestas (“fingers crossed”, expressão inglesa para o português “esperemos”)
Se o seu ainda é aquele menino/a que dorme a sesta aproveite. Dentro em breve, eles deixam de dormir as sestas na escola e depois também em casa. Apesar de querermos que durmam, eles irão adquirir outros hábitos e não há nada a fazer a não ser aceitar.
Aproveite agora enquanto ele ainda dorme a sesta para tratar de assuntos seus, ler, relaxar ou também dormir um pouco (porque não?).
9. Dizem e fazem coisas muito engraçadas e acham-nos muito engraçados
De uma frase muito simples, pode sair um pequeno trecho de uma private stand up comedy. Estes pequenos têm uma capacidade incrível de inventar coisas, cenários, histórias das quais é impossível não rir e nos deliciarmos.
Como se nao bastasse, ainda acham imensa piada quando encarnamos a nossa criança interior e fazemos brincadeiras com sons ou com caretas, rindo sem parar. Como sabemos, riso gera riso, logo um ciclo de felicidade.
10. Eles serão sempre os “nossos” bebés
Sim, já cresceram um pouquinho. E então? Continua a ser o seu bebé. Então quando está a dormir e está com aquela face serena, tudo o que é hormona do amor salta cá para fora e ali vemos o nosso bebé de novo.
Agora, que ainda estão nos dois anos de idade, ainda precisam muito de si. Quando se aleijam correm para vir procurar miminhos; quando estão cansados e se aconchegam no seu ombro ou “debaixo da asa” (como costumo dizer); depois de um pesadelo; quando contam algo que os magoou e por aí fora.
Sim, eles crescem rápido. É um facto, mas nós podemos crescer com eles, dando-lhes miminho, garantindo proteção e segurança sempre que for possível.
Sim, podem ser tramados, mas os dois anos são mágicos! Mais mágicos do que tramados se formos a pensar bem.
Aproveite o seu bebé e o seu crescimento ao máximo.