O seu filho chora mais do que parece normal? Chora por razões que lhe parecem quase insignificantes? Ele poderá ser uma criança altamente sensível.
Calcula-se que entre 15 a 20% das crianças sejam altamente sensíveis, ou seja, nasceram com um sistema nervoso que reage rapidamente a tudo.
As crianças assim são afetadas por mudanças bruscas, níveis elevados de estímulos com, por exemplo, luzes fortes, mudanças de temperatura e mesmo texturas de tecidos e pelos problemas emocionais de outras pessoas.
Algumas destas crianças podem ser intensas a nível emocional, ativas, exigentes e persistentes, tornando-se um pouco difíceis, sendo que outras podem ser introvertidas, calmas e fáceis, exceto quando têm que se integrar num grupo de crianças desconhecidas.
Embora estas crianças sejam mais emotivas do que as outras, são também muito mais percetivas, observadoras e empáticas para com os sentimentos de quem as rodeia. São também crianças com mais apetência para a criatividade e produção artística.
A alta sensibilidade numa criança não é uma doença; pode ser sim, um traço maravilhoso (embora possa ser difícil de gerir como se viu acima) que é comum a um grupo considerável de crianças (e, naturalmente, adultos).
Os animais de estimação, devido às suas características e responsabilidades que acarretam, trazem uma série de benefícios para as crianças, especialmente para as mais sensíveis.
Um animal de estimação na vida do seu filho
1. Socialização e aceitação
As crianças altamente sensíveis podem ter problemas de interação com as outras crianças. Um animal de estimação costuma atrair outras pessoas, dando a uma criança tímida a oportunidade de as conhecer.
Mais, as crianças adoram falar e mimar os animais de estimação. Se o seu filho tiver um pequeno companheiro, este poderá tornar-se uma oportunidade excelente de conversa e convívio com outras crianças.
Finalmente, os animais aceitam incondicionalmente e não julgam, sendo que o seu filho altamente sensível sentir-se-á muito reconfortado e valorizado com o seu “companheirinho”.
2. Lealdade
Considerando que são tendencialmente mais percetivas e observadoras, as crianças altamente sensíveis ficam magoadas facilmente se um amigo preferir outra criança para uma brincadeira ou jogo, se se riu mais com outro amiguinho do que com ele, etc..
Os animais de estimação são sempre leais aos donos, promovendo assim a autoestima da criança.
3. Paciência
Os animais de estimação requerem certos cuidados e responsabilidades. A necessidade de alimentar o cão ou de o levar a passear poderá exigir paciência da criança altamente sensível pois poderá ter que aprender a esperar para ter algo que deseja.
Estas crianças muitas vezes apresentam dificuldades em lidar com a frustração ou em esperar, sendo que ter responsabilidade sobre as necessidades do animal de estimação vai ensinar-lhes a desenvolver essas qualidades.
4. Resolução de problemas
As crianças altamente sensíveis preocupam-se com quase tudo, como por exemplo se no dentista vai doer, se lhe vão dar atenção numa festa, etc.. Um animal de estimação irá proporcionar pequenos problemas com soluções fáceis.
Por exemplo, o gatinho tem fome: solução – alimentá-lo; o gatinho arranha os cortinados: solução – fechar a porta do quarto.
Estas pequenas resoluções de problemas são benéficas para a crianças e fazem aumentar a sua autoconfiança.
5. Alegria
É óbvio! Um animal de estimação proporciona momentos infinitos de alegria e companheirismo ao seu filho altamente sensível!