Desenvolvimento do recém-nascido até às 16 semanas
As primeiras experiências de aprendizagem do bebé são de causa/efeito e imitação, apoiando-se nas etapas que o bebé vai atingindo fisicamente. À medida que cresce e desenvolve, ganha controlo sobre o seu corpo, passando de gestos bruscos a movimentos refinados. Grande parte do processo da maturação motora acontece nos primeiros 6 meses de vida.
Os bebés aprendem, essencialmente, por imitação. A correção e a coerência dos comportamentos dos pais são fundamentais para o desenvolvimento do bebé. Crescer num ambiente afetuoso e estimulante ajuda o bebé a desenvolver as suas competências em pleno e a crescer feliz.
Recém-nascido
Desenvolvimento cognitivo
O bebé começa a “compreender” assim que nasce:
- 1º dia: Ouve e está vigilante.
- 3º dia: Reage quando falam com ele e fixa o olhar.
- 9º dia: Reage com o olhar aos sons.
- 14º: “Reconhece” a mãe.
- 18º: Produz sons e orienta a cabeça na sua direção quando os ouve.
- 24º: Imita vários sons e contrai a boca quando a mãe fala.
Desenvolvimento motor
- Certas posições são típicas do recém-nascido. Prefere virar a cabeça para determinado lado, quer esteja deitado de costas ou de barriga para baixo.
- Encolhe os membros junto ao corpo em posição fetal.
Manipulação
- Mantém as mãos bens fechadas a maior parte do tempo devido ao reflexo de preensão.
- Agarra com força um dedo.
- Quando se assusta, abre muito as mãos em consequência do reflexo de Moro.
Bebé às 4 semanas
Desenvolvimento cognitivo
- Abre e fecha a boca para imitar a fala.
- Adequa o seu comportamento ao tom da voz com que lhe falam (fica tranquilo quando lhe falam suavemente e aflito se ouve falar alto ou bruscamente).
- Estimule o bebé cantando-lhe e sorrindo para ele.
Desenvolvimento motor
- Faça pequenos exercícios com o bebé e massagens para o estimular.
- Ainda tem pouca força muscular e não controla bem o pescoço, que descai se não for bem apoiado quando se pega no bebé ao colo.
Manipulação
- O reflexo de preensão atenua-se. Apesar disso, o bebé ainda mantém as mãos fechadas.
- Estimule o relaxamento dos dedos do bebé dobrando e desdobrando os dedos um a um.
Bebé às 6 semanas
Desenvolvimento cognitivo
- Sorri levemente para a mãe.
- Inclina a cabeça quando falam com ele.
- Produz pequenos sons com a garganta quando falam com ele.
- Como o bebé está centrado na mãe, desperte o seu interesse comunicando com ele.
Desenvolvimento motor
- Se deitar o bebé de barriga para baixo, consegue levantar o queixo durante alguns segundos.
- Se segurar o bebé sentado, poderá suster a cabeça direita por uns momentos.
- Os joelhos estão mais fortes e não ficam tão fletidos.
Manipulação
- Já não tem a persistência do reflexo de preensão, isto é, já não encerra os punhos quando é estimulado na palma da mão.
- O bebé tem as mãos abertas a maior parte do tempo.
- Brinque com as mãos do bebé. Faça cócegas e estimule os movimentos dos dedos, abrindo e fechando as mãos.
Bebé às 8 semanas
Desenvolvimento cognitivo
- O bebé sorri com frequência.
- Mostra interesse a tudo o que o rodeia, olhando na direção da fonte do som.
- Fixa os objetos com os olhos.
- Estimule o bebé com mobiles e brinquedos coloridos. Converse com ele, ria e conte-lhe histórias.
Desenvolvimento motor
- Consegue levantar a cabeça quando o segura sentado e mantém-na direita durante alguns minutos.
- Consegue segurar a cabeça quer esteja ao colo, sentado ou deitado de barriga para baixo, mas não por muito tempo.
- Se o deitar de barriga para baixo é capaz de manter a cabeça alinhada com o corpo.
- Para o ajudar a refinar o equilíbrio, que é controlado pelo ouvido, cérebro, coluna e músculos, brinque com o bebé pondo-o de pé.
Manipulação
- O bebé começa, progressivamente, a ganhar consciência das suas mãos.
- Brinque com o bebé, dando-lhe objetos de texturas diversas (moles e macias) para que as possa sentir. Brinque com as pontas dos dedos do bebé para aumentar a sua sensibilidade.
Bebé às 12 semanas
Desenvolvimento cognitivo
- Começa a tomar consciência do seu próprio corpo.
- Olha para as mãos e mexe os dedos.
- Reage a estímulos com expressões de prazer.
- Faça jogos que impliquem movimentos simples (flexão de joelhos, cócegas nos pés).
Desenvolvimento motor
- Se deitar o bebé de barriga para baixo, já consegue manter a cabeça levantada. Os músculos do pescoço e dos ombros estão cada vez mais fortes.
- Estimule o bebé a chegar ao seu brinquedo preferido movendo-o de um lado para o outro.
Manipulação
- O reflexo de preensão desapareceu.
- O bebé mantém as mãos abertas e sente curiosidade pelo seu movimento.
- Já consegue segurar por momentos um objeto.
- Proporcione estímulos diferentes ao bebé: um mobile no berço, parques infantis, brinque dando-lhe objetos que consiga agarrar.
Bebé às 16 semanas
Desenvolvimento cognitivo
- Torna-se curioso e atento a tudo o que o rodeia.
- Reconhece pessoas familiares e objetos.
- Compreende a rotina diária.
- Entusiasma-se quando vê o peito da mãe ou o biberão.
- Estimule o bebé brincando, cantando e falando suavemente cada vez que interage com ele.
Desenvolvimento motor
- O bebé gosta de estar sentado e olhar para o que se passa à sua volta.
- Ainda precisa de estar apoiado para estar direito quando o senta.
- Se estiver deitado consegue olhar em frente.
- Para o ajudar a manter-se sentado, aconchegue-o bem com almofadas.
Manipulação
- Já consegue controlar o movimento das mãos e dos pés e consegue movimentá-los em simultâneo.
- Ainda não consegue apanhar os brinquedos mas, se lhos colocar nas mãos, agita-os e olha-os com curiosidade.
- Faça barulhos e brinque com as mãos e os pés do bebé.
- Dance e cante com o bebé.
Leia também
- Desenvolvimento físico ou motor
- Desenvolvimento psicológico ou cognitivo
- Desenvolvimento social ou emocional
Devemos também frisar que as faixas etárias aqui descritas compreendem um ano entre elas, por exemplo, quando a criança entra nos 2 anos e não tem determinada competência que aqui referimos, lembre-se que até aos 3 anos ainda está “dentro do esperado” para a adquirir. As aquisições das crianças estão sempre diretamente ligadas ao estímulo a que estão sujeitas, por isso fale, brinque, desafie, ensine, aprenda e conviva com as crianças que o rodeiam, pois o ganho será sempre mútuo.