O mundo dos bebés e das crianças pequenas é muito diferente do mundo do adolescente e do adulto.
Para o bebé tudo é novidade, tudo é adaptação e novas experiências
O modo como descobre e se envolve com o mundo à sua volta parte dos sentidos. Nos primeiros anos de vida tudo está dominado pelos sentidos e a criança aprende através das mãos, dos olhos e dos ouvidos. Aprende com o corpo muito antes de o fazer com a mente.
A informação que a criança recolhe através destas experiências sensoriais, está na base da posterior compreensão lógica do mundo.
Os estímulos sensoriais recebidos através da visão, da audição, do olfato e do tato, são vitais para o inicio do desenvolvimento cognitivo.
As crianças que são pouco estimuladas podem sofrer perturbações físicas ou mentais, de maior ou menor intensidade, quando forem maiores.
Por isso, é tão importante estimular os sentidos das crianças
Não são necessários brinquedos complicados, apesar da necessidade de comprar brinquedos adaptados a cada fase do desenvolvimento do bebé/criança.
O sorriso dos pais, o carinho no trato, conversar, massajar, brincar com as mãos e com os pés, reforçar positivamente o comportamento da criança a cada nova conquista, são formas de promover o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança de modo equilibrado e funcional.
Gradualmente, os sentidos da criança despertam e interessa-se pela realidade que a envolve até que chega à fase em que tem capacidade motora para se arriscar sozinha na sua exploração.
Quando começam a gatinhar, a arrastar-se de uma lado para o outro para chegar aos objetos, quando se envolvem nas rotinas da família e com ela partilham os seus hábitos e valores.
Por tudo isto, não se esqueça de usufruir do seu bebé ao máximo e de aproveitar todas as oportunidades para lhe mostrar a beleza do que a rodeia e celebrar o que ela consegue fazer.