Conheça a melhor forma de explorar um livro com o seu filho
A investigação é vasta relativamente à importância da leitura de livros na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Mas não se trata apenas da quantidade, mas da forma como o adulto pode ver e ler o livro com a criança.
Um estudo recente publicado na revista Language Learning and Development descobriu que a forma como os cuidadores respondem aos sons dos bebés durante a leitura de livros pode estar associado ao desenvolvimento da linguagem na criança.
O estudo
Para o efeito, investigou-se a forma como 34 mães respondiam aos seus filhos com 12 meses de idade, durante a leitura de livros, o jogo com fantoches e o jogo livre com brinquedos.
Foram ainda registadas as vocalizações do bebé e as respostas das mães. As respostas das mães podiam incluir comentários (“que giro!”), ordens (“puxa isso”), nomeação (“é uma bola”), perguntas, confirmações (“pois é” ou “mmm-hmm”, onomatopeias e sons associados a uma determinada imagem brincadeira (“miauuu”), imitações e expansões.
Os investigadores descobriram que:
- Os bebés produziam mais vocalizações durante a leitura do livro, comparativamente com as outras brincadeiras;
- As mães eram mais responsivas às vocalizações dos filhos na situação de leitura do que durante as restantes brincadeiras;
- Independentemente do contexto, a maioria das respostas das mães correspondiam a imitações e expansões das vocalizações realizadas pelos bebés. Tal significa que, por exemplo, quando o bebé dizia “pó”, a mãe imitava, ou expandia dizendo “pó-pó” ou “carro”.
Com isto, os autores descobriram que a forma como os cuidadores respondem aos sons do bebé durante a leitura poderá relacionar-se com o desenvolvimento da linguagem da criança.
E como ser responsivo?
A maioria destas mães respondia imitando ou expandindo as vocalizações do bebé. Acredito que possamos ir mais além. Podemos apontar e nomear as imagens e os brinquedos, dizer onomatopeias e sons associados às imagens do livro e dos brinquedos, cantar uma música já conhecida ou inventar uma melodia nova, dizer comentários, realizar um tom de voz e expressões faciais apelativas, fazer de conta que se é uma determinada personagem…
Assim sendo, proponho um desafio: da próxima vez que estejamos a ler um livro ou simplesmente a brincar com o bebé, vamos estar atentos ao que o bebé faz e/ou diz.
Basta esperar que o bebé tome a iniciativa, estar atento e responder de forma adequada. Lembre-se ainda que este momento deve de ser divertido para a criança e para si também!
Acrescento ainda que o foco deste artigo não está no livro, na leitura propriamente dita, nem no leitor em si, mas sim na forma como decorre a interação adulto-bebé durante a leitura de um livro.
Mas se assim o é, e se todos os contextos e situações são propícias à aprendizagem, é igualmente importante responder às interações e vocalizações do bebé durante um momento de brincadeira. E o brincar é tão importante!
Artigo científico: http://neurosciencenews.com/reading-interaction-language-3384/