Sabe porque deve conversar com o seu bebé? Todos os pais aguardam com ansiedade pelo surgimento das primeiras palavras e, mais tarde, pela produção das primeiras frases.
Mas, sabia que o caminho para uma comunicação bem-sucedida, começa muito antes da criança falar?
De facto, antes da criança conseguir usar palavras para comunicar com o outro, existe uma longa lista de etapas que precisa de aprender e desenvolver, etapas essas designadas por competências pré-linguísticas.
Sabe porque deve conversar com o seu bebé?
O que é a interação e porque é que é tão importante?
Desde o nascimento, o bebé comunica com o outro através de sons, ações motoras, contacto visual e expressões faciais. O bebé não tem consciência de que estes sons e ações têm significado e impacto no outro, até os cuidadores começarem a responder de forma consistente a tais comportamentos.
Desta forma, a criança aprende gradualmente que as mensagens que envia sem o recurso a palavras conseguem ter impacto na outra pessoa. E, por conseguinte, começa a enviar estas mensagens de forma intencional, ou seja, com o objetivo de comunicar algo ao outro.
Sempre que o adulto responde à mensagem do bebé, de forma verbal ou não-verbal, e o bebé responde, uma interação é iniciada. E é no seio destas primeiras tomadas de vez (ora o bebé, ora o adulto, ora o bebé, e assim sucessivamente), que é construída a base para todas as conversas que a criança irá realizar no futuro.
O que é que a criança aprende durante estas primeiras interações?
Quando o bebé tem interações divertidas e interessantes com o adulto, está a aprender as regras básicas de uma conversa que o prepara, progressivamente, a tornar-se num bom parceiro de conversa no futuro. E, lembro, tudo isto acontece muito antes de a criança ser capaz de dizer a primeira palavra.
Nestas interações, a criança vai aprender a:
- Iniciar interações com uma pessoa;
- Responder a uma interação dirigida para si própria;
- Tomar a vez na conversa no momento adequado;
- Dar à outra pessoa a oportunidade para tomar a vez na conversa;
- Prestar atenção ao outro;
- Continuar o diálogo, acrescentando informação ao tema da conversa;
- Formular e enviar mensagens claras;
- Esclarecer mensagens mal compreendidas pelo outro, repetindo novamente o que disse ou comunicando a mesma mensagem, mas de uma forma diferente;
- Manter-se no tópico da conversa;
- Iniciar um novo tema de conversa quando for apropriado.
Uma vez que a criança aprende e desenvolve linguagem durante as conversas que acontecem nos contextos e nas atividades do dia a dia, faz sentido que, quanto melhor for a capacidade da criança para participar em interações com o adulto, mais oportunidades ela terá para comunicar e para desenvolver linguagem.
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Traduzido de The Hanen Centre – “Why interaction must come before language” da autoria de Elaine Weitzman (Diretor Executivo -The Hanen Centre).