Nos últimos anos tem-se assistido a um aumento da incidência de cancro. Felizmente, com os avanços na área da medicina, os índices de sobrevivência a esta doença são muito mais elevados. Aliás, hoje em dia, o cancro é considerado uma doença crónica e não terminal. Assiste-se, paralelamente a um aumento da incidência do cancro em famílias com crianças mais pequenas. “Os Superpoderes da Júlia” foram precisamente criados para explicar o cancro às crianças.
Porquê não esconder o cancro das crianças mais pequenas?
Uma família com um doente oncológico irá passar por algumas mudanças. Além da preocupação que causa a doença, há todos os cuidados médicos, os tratamentos exigentes e agressivos por vezes e que deixam marcas físicas e emocionais visíveis no doente e família.
As crianças mais pequenas, nomeadamente as que estão no ensino pré-escolar e 1º ciclo irão ser bastante sensíveis a essas mudanças, tanto no doente, como na restante família. Se não perceberem o que se passa, vão pensar que a tristeza ou cansaço do doente são culpa delas. Ou então que a pessoa está zangada com elas. Podem ficar tristes, confusas e com a sensação que estão a fazer algo mau, o que pode ser prejudicial para o bem-estar delas.
Por isso, é muito importante explicar o que é o cancro às crianças pequenas, mas de uma forma acessível, que elas percebam.
Os recursos e a informação disponível para ajudar os adultos (pais, avós…) a explicar o cancro às crianças são escassos. Ou eram.
“Os Superdores de Júlia”, uma história de amor e coragem
É que a pensar nessa escassez, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio da MSD (Merck Sharp & Dohme), criaram uma ferramenta que facilita essa tarefa. “Os Superpoderes de Júlia” são um audiolivro infantil adequado a crianças com mais de 3 anos, acessível, apelativo e facilitador da comunicação entre o adulto e a criança.
“Os Superpoderes de Júlia” conta a história de uma menina alegre, corajosa e cheia de vida e de um pai lutador que enfrentam o cancro com amor.
A personagem Júlia vai descobrir que o pai tem uma doença chamada cancro. A mãe vai-lhe explicar que o pai vai ficar mais cansado, terá de ir ao hospital fazer tratamentos e o seu cabelo vai acabar por cair.
Com a ajuda da mãe, a Júlia vai também aprender que a doença não é contagiosa, que pode continuar a brincar. A mãe revela-lhe ainda que a Júlia pode ajudar o pai a sentir-se melhor com os seus superpoderes.
A menina põe então os seus superpoderes à prova e descobre que é verdade. Faz uma casa com blocos de construção, que é a brincadeira preferida do pai, e deixa-a inacabada ao lado da cama dele. No dia seguinte tem uma surpresa muito boa. O pai tinha acabado de construir a casa. Os superpoderes da Júlia eram mesmo verdade!
Além de ser uma ferramenta excelente e acessível para explicar o cancro às crianças, “Os Superpoderes de Júlia” é acima de tudo uma história de amor e coragem.
Pode visualizar o audio-livro aqui.