Projeto Dream Gap da Barbie: meninas à conquista dos sonhos! O projeto Dream Gap é bastante recente. Aquela que é provavelmente a mais famosa boneca do mundo, a Barbie, possui muitas capacidades a todos os níveis. Ver os episódios da Barbie atuais pode ser uma verdadeira inspiração para as meninas que sonham em grande mas que têm medo de não conseguirem conquistar esses sonhos.
Porquê o nome Dream Gap?
O Projeto Dream Gap nasceu em 2018, da necessidade de motivar raparigas em todo o mundo a acreditarem nas suas capacidades.
Segundo a página dedicada ao projeto no portal da Barbie, há estudos que demonstram que a partir dos 5 anos de idade muitas meninas mudam a sua forma de pensar. Esta mudança consiste em começarem a achar que não são tão inteligentes e capazes como os rapazes. Por outras palavras, essas meninas deixam de acreditar que por serem do sexo feminino não podem fazer ser ou ter aquilo com que sonham.
Neste contexto, surge o termo “dream gap“, que significa precisamente “falha” ou “fosso” nos sonhos. Por outras palavras, falamos numa desigualdade nos sonhos, em que muitas raparigas deixam de sonhar em grande.
A Barbie “considera” que esta falha nos sonhos de muitas raparigas possa ser devido à falta de modelos inspiradores femininos.
Esta iniciativa global tem, portanto, como objetivo ajudar a fechar esse “intervalo” nos sonhos das raparigas. A ideia é dar às raparigas de todas as idades os recursos e apoio que necessitam para que continuem acreditar nelas próprias. Desta forma, contribui-se assim para a igualdade de géneros.
Quais são as iniciativas do Projeto Dream Gap?
A marca Barbie, por si só, inspira as raparigas a reconhecerem que possuem um potencial ilimitado. Neste contexto, o tal “fosso” nos sonhos vai contra a filosofia da marca. A Barbie constitui, assim, o modelo perfeito para dar a “cara” ao projeto Dream Gap.
Este projeto atua em quatro frentes diferentes:
Investigação
Estão a ser conduzidos estudos para perceber o que globalmente faz muitas raparigas de desenvolverem o seu potencial. No âmbito desta parte do projeto espera-se desenvolver programas escolares dirigidos para esse dream gap.
Modelos a seguir
A marca Barbie pretende lançar anualmente 10 bonecas com o rosto e corpo de 10 mulheres exemplares. Há bonecas com as profissões mais variadas como campeãs paralímpicas, exploradoras, condutoras de camiões TIR e cientistas. Com isto, a marca pretende que as raparigas percebam que podem ser o que quiserem.
Conteúdos inspiradores.
Quem vê episódios das séries Barbie ou filmes, deve-se ter apercebido que as histórias criadas fazem da Barbie uma rapariga inteligente, conhecedora, dinâmica e que nunca desiste. A Barbie consegue resolver os mais diversos problemas, assim como liderar grupos, aprender novas competências, enfim, é uma inspiração.
Proporcionar brincadeira com intencionalidade
A coleção das Barbies de diversas profissões, a dos modelos a seguir tem como objetivo inspirar a imaginação das raparigas. Consequentemente, isto leva-as a descobrirem e a expressarem-se através da brincadeira.
A Barbie atribuiu um fundo de 250 mil dólares a três instituições de apoio às raparigas e, outubro de 2019. Até agora já ajudou 7.000 raparigas, globalmente, a conseguirem alcançar os seus sonhos.