Imagem retirada de Best Ideas for Kids
Vocês pais já devem ter levado as mãos à cabeça só de ler a palavra slime. E sim, nós percebemos muito bem. O slime pode realmente tornar-se um verdadeiro pesadelo se deixarmos os miúdos brincar com ele livremente.
Contudo, não tem que ser assim. Com parentalidade positiva e uma boa toalha de plástico, irá proporcionar horas de diversão aos miúdos. E sem ecrãs! Ainda por cima, fazer slime caseiro é uma experiência de química divertida e educativa! Finalmente, esta é uma ótima atividade para fazer em família.
Assim, junte os miúdos e passe com eles uns agradáveis momentos a fazer “magia” e depois deixe-os divertir-se com o fruto do trabalho deles!
Receita de slime caseiro
Ingredientes
- 200 ml de cola branca
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de soro fisiológico ou solução para lentes de contacto
Opcional
- 2 gotas de corante alimentar
- Purpurina q.b.
Preparação
Coloque a cola dentro de uma taça grande. Adicione o bicarbonato de sódio e misture bem.
Se usar corante alimentar, junte uma ou duas gotas à mistura, dependendo da intensidade da cor pretendida. Misture tudo muito bem.
Finalmente, adicione a solução para lentes de contacto. Este é o ponto em que se irá dar a reação química que dará origem ao slime. Inicialmente, a mistura ficará com fios que se começarão a descolar da taça, formando um bola pegajosa.
Amasse bem a bola de slime com as mãos. Lentamente deixará de ser pegajosa, tornando-se macia e moldável. Se decidir adicionar purpurina, é esta a altura de o fazer, incorporando-a enquanto trabalha a massa com as mãos.
Quando as crianças não estiverem a brincar com este slime caseiro, guarde-o dentro de um saco de plástico ou caixa com tampa e conserve-o no frigorífico. Lembre-se que devido ao facto de ser slime caseiro apenas durará uns dias!
Nota: a solução de soro fisiológico ou para lentes de contacto deverá conter ácido bórico e borato de sódio para que obtenha a reação química pretendida.
Receita de slime caseiro tipo algodão
Ingredientes
- 200 ml de cola branca
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 1,5 colheres de sopa de soro fisiológico ou solução para lentes de contacto
- 60 ml de água
- 300 ml de espuma de barbear (e não gel)
Opcional
- Corante alimentar
Preparação
Coloque a cola dentro de uma tigela grande. Adicione o bicarbonato de sódio e a água e misture bem.
Junte a espuma de barbear e misture.
Se usar corante alimentar, junte uma ou duas gotas à mistura, dependendo da intensidade da cor pretendida. Incorpore tudo muito bem.
Finalmente, adicione a solução para lentes de contacto. Este é o ponto em que se irá dar a reação química que dará origem ao slime. Inicialmente, a mistura ficará com fios que se começarão a descolar da taça, formando um bola pegajosa.
Amasse bem a bola de slime com as mãos. Lentamente deixará de ser pegajosa, tornando-se macia, fofa e moldável.
A consistência deste tipo de slime irá ficar mais dura nos dias seguintes pois o creme de barbear perderá a sua ação de leveza como se fosse algodão. Guarde o slime caseiro no frigorífico, dentro de um saco de plástico ou caixa com tampa, depois de as crianças brincarem com ele.
Nota: a solução de soro fisiológico ou para lentes de contacto deverá conter ácido bórico e borato de sódio para que se dê a reação química pretendida.