Ter cão beneficia as crianças em idade pré-escolar, mais propriamente o seu desenvolvimento socioemocional. É verdade, e comprovado por um estudo publicado na revista Nature, uma das mais prestigiadas e fiáveis revistas científicas da atualidade.
O estudo que envolveu 1646 pais, descobriu que as crianças em idade pré-escolar que têm um cão em casa revelam um maior desenvolvimento socioemocional. Outra conclusão do estudo foi mais atividade física nas crianças nesta faixa etária.
O que é o desenvolvimento socioemocional?
A aquisição de competências emocionais é de enorme importância para a saúde, bem-estar e socialização e integração da criança na sociedade. Neste contexto, é importante referir que a inteligência não deve ser desenvolvida apenas para possuir um Coeficiente de Inteligência (QI) elevado. É necessário desenvolver também o Coeficiente Emocional (QE). Vamos então ver o que é o coeficiente emocional, ou melhor, a inteligência emocional.
Daniel Goleman, jornalista e autor do livro Inteligência Emocional, considera que ter “as emoções fora do controlo, tornam as pessoas espertas, estúpidas”.
Segundo o autor, a inteligência emocional consiste na capacidade de a pessoa se motivar a si mesma, ser resiliente à frustração, controlar os seus impulsos, regular o seu próprio estado de espírito e sentir empatia. O seu filho pode e deve aprender estas competências para o seu futuro bem-estar.
A atividade física e o desenvolvimentos socioemocional
Segundo os autores do estudo, o sedentarismo nas crianças constitui um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Assim, citam neste contexto, que menos de um terço das crianças dos 2 aos 5 anos de idade praticam as horas de atividade física diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Isto verifica-se em países industrializados e Portugal não é exceção.
Os investigadores lembram ainda que a atividade física nas crianças é fundamental para:
- Peso saudável
- Ossos fortes
- Saúde cardiovascular
- Capacidade motora
- Desenvolvimento cognitivo e socioemocional
O que nos mostra a convivência com um cão em idade pré-escolar
Considerando a importância da atividade física regular na infância, o estudo pretendia apurar se as brincadeiras e passeios com o cão da família poderiam beneficiar o desenvolvimento socioemocional das crianças.
Através da informação fornecida pelos 1646 progenitores que participaram no estudo, foi concluído que ter um cão na família promove o desenvolvimento socioemocional das crianças em idade pré-escolar.
Resumidamente, foram apurados diversos benefícios nas crianças cujas famílias tinham um cão com o qual interagiam, em relação a crianças cujas famílias não possuíam um cão.
As crianças em idade pré-escolar que tinham um cão apresentavam, assim:
- Menos problemas na convivência com crianças da sua idade.
- Redução de problemas no comportamento
- Mais comportamentos de interação social
- Melhor desenvolvimento socioemocional
- Os benefícios socioemocionais de ter um cão parecem ser já visíveis numa idade precoce da criança
Sendo assim, os achados sugerem que ter um cão e interagir com o animal através de brincadeiras de passeios poderão constituir importantes mecanismos para facilitar o desenvolvimento socioemocional das crianças em idade pré-escolar.
Ter um animal de estimação tem sido, pois, associado a um melhor desenvolvimento nas crianças, em todos os aspetos. Este estudo reforça os vários estudos já realizados que demonstram os múltiplos benefícios de crescer com animais de estimação para as crianças, nomeadamente em idade pré-escolar.