Desenvolvimento do bebé dos 6 aos 12 meses
Durante o seu primeiro ano de vida, o bebé realiza inúmeras aprendizagens. Acompanhe, semana a semana, o desenvolvimento do bebé dos 6 aos 12 meses e observe a sua exploração do mundo que o rodeia. Todos os dias estão repletos de surpresas!
Desenvolvimento do bebé dos 6 aos 12 meses
Se o seu bebé não estiver a realizar exatamente as ações descritas na semana correspondente à sua, não se preocupe. Lembre-se que cada criança tem o seu ritmo próprio e único de desenvolvimento. Se tiver alguma preocupação em relação à forma como o seu bebé está a evoluir, fale com o seu médico acompanhante ou pediatra.
Desenvolvimento do bebé dos 6 aos 12 meses: o 7º mês
27ª semana
A brincadeira preferida do seu bebé é atirar coisas ao chão. Pode parecer aborrecido, mas ele está a aprender muito com esta brincadeira acerca de causa e feito. Desta forma, a sua compreensão do mundo vai-se aprimorando.
28ª semana
Aplausos! O seu bebé já sabe bater palmas, pois usa as mãos de uma forma mais sofisticada. Além de bater palmas, também imita os gestos das suas mãos, quando limpa a mesa, por exemplo.
É nesta altura que ele está pronto para começar a comer sozinho. Nesse sentido, se lhe der alimentos de comer à mão ou uma colher de borracha enquanto lhe dá a papa, ele imitará os seus gestos. Mas atenção! Vai sujar-se! Tenha muita paciência e babetes bem grandes.
29ª semana
O seu bebé está ansioso por jogos sociais mais estimulantes. Adora brincar ao esconde-esconde, bem como encontrar objetos que escondeu dentro da área do seu alcance.
Ao brincar ele aprende a partilhar, o que será importante na socialização com outras crianças mais tarde.
30ª semana
O bebé começa a dominar a coordenação muscular necessária para começar a gatinhar. Nesse sentido, poderá começar por se arrastar, empurrando a barriga. De seguida tenta erguer-se sobre as mãos e os joelhos e balançar para trás e para a frente.
Dê-lhe tempo para treinar e muito reforço positivo. Não tarda nada e já conhece os cantos todos da casa!
Desenvolvimento do bebé dos 6 aos 12 meses: o 8º mês
31ª semana
As mãos do seu bebé são agora ferramentas. Assim, em vez de agarrar os objetos de qualquer maneira, ele já sabe usar o polegar e o indicador. Esta ação de “pinça” para pegar delicadamente em objetos vai aprimorar-se nas próximas semanas.
Esteja ainda mais atenta para não deixar objetos perigosos ao alcance dos seus dedos curiosos. Segurança acima de tudo!
32ª semana
O seu bebé anda muito ocupado. Já se quer por de pé. Ainda é cedo para se levantar sozinha, contudo já se agarra aos móveis para se apoiar.
Apesar dos trambolhões, ele não desiste, pois está determinado a levantar-se. Coloque tapetes fofos ou mantas na zona onde ela brinca, de forma a amortecer as suas quedas inevitáveis.
33ª semana
O seu bebé está cada vez mais independente e já não obedece prontamente às suas indicações pois começa a ter vontade própria. É possível, consequentemente, que lhe demonstre quando não quer fazer algo gritando ou esperneando.
É de ficar com os nervos em pé! No entanto, se tiver consciência de que ele está apenas a aprender a controlar as suas emoções bem como a lidar com o seu ambiente, será mais fácil ter paciência.
34ª semana
A força das pernas do bebé, bem como a sua coordenação, aumentaram nas últimas semanas. Ele já aprendeu a técnica para se sentar sozinho. Mas ainda não é suficiente. Afinal, ele quer ir mais longe, uma vez que já deseja levantar-se.
Coloque um brinquedo sobre o assento de uma cadeira robusta e, de seguida, aponte para ele e incentive-o a levantar-se para o alcançar.
Desenvolvimento do bebé dos 6 aos 12 meses: o 9º mês
35ª semana
Se prestar atenção quando o seu bebé está a palrar (ver Como aprendem os bebés a falar?) já poderá ouvir os ritmos próprio da fala. Ainda não distinguirá palavras, mas ele já forma sílabas conjugando consoantes com vogais. Além disso, o seu bebé já entende mais do que lhe diz do que parece. Já entende perfeitamente palavras comuns como “bola” ou “boneca”.
Leia-lhe livros infantis, apontando para as coisas enquanto as nomeia. Desta forma, ele está constantemente a aprender.
36ª semana
Por volta desta altura, o bebé começa a construir memórias acerca das suas experiências. É capaz de olhar para uma bola, lembrar-se de como se move, e empurrá-la. Até é capaz de estabelecer objetivos, como o de fazer barulho, arrastando-se até um brinquedo barulhento. Dê-lhe objetos como caixas e colheres de plástico para ele se ocupar.
37ª semana
Se ainda não o fez, prepare a casa para as explorações do seu bebé, removendo objetos valiosos ou potencialmente perigosos do seu alcance. A sua curiosidade é insaciável e a sua mobilidade está a aumentar.
Mantenha a porta da casa de banho sempre fechada e diga-lhe num tom de voz firme quais as situações perigosas. Assim, aos poucos, ele vai aprendendo.
38ª semana
Com esta idade, o bebé deixa um rasto por onde anda. Ora tira livros de prateleiras, ora esvazia o conteúdo de armários e gavetas. Também pode verter o caixote do lixe, se o conseguir alcançar.
Apesar de ser cansativo estar sempre a arrumar no seu encalço, ele precisa de explorar. Esta bisbilhotice faz parte do seu desenvolvimento.
39ª semana
O bebé está sempre a meter qualquer coisa na boca. Entre os 8 e os 12 meses, cerca de 20% do seu tempo é passado a roer, virar ou bater com pequenos objetos. O bebé está cheio de energia e do desejo de descobrir tudo o que se passa. Seja vigilante, mas deixe-o explorar.
Desenvolvimento do bebé dos 6 aos 12 meses: o 10º mês
40ª semana
O seu bebé vigia cada passo que dá, cada gesto que faz. Também começa a imitá-la. Se a vir a escovar os dentes, pode pegar na escova e passá-la nos dentinhos. De igual forma, pode tentar escovar o cabelo.
A mímica é uma forma de aprendizagem. Os brinquedos que imitam objetos reais, como um telemóvel de brincar, farão as suas delícias.
41ª semana
O seu bebé pedir-lhe-à para ler e reler a mesma história vezes sem conta. Ele repara não só em objetos representados nas páginas mas também na repetição das mesmas imagens e das mesmas palavras. Afinal isso parece sossegá-lo.
Não resista aos seus pedidos, pois ele está a reforçar a sua auto-estima. Pode ir tentando introduzir uma história nova de vez em quando a fim de variar o leque de escolhas.
42ª Semana
O bebé não pára, e você também não! Está constantemente a descobrir novas formas de se deslocar. Já se levanta e anda agarrado aos móveis e já pode até tentar uns passinhos inseguros sozinho.
Quanto mais tempo tiver para exercitar as pernas, mais fortes estas ficarão e maior será a sua coordenação.
43ª semana
Os objetos escondidos não estão esquecidos! O bebé sabe que estão lá! Assim, ele procurará debaixo de cobertores e no meios da almofadas para encontrar um brinquedo perdido. De igual modo, pode colocar um objeto dentro de outro, e virá-lo ao contrário para que caia.
Tente esconder um brinquedo, e incentive-o a encontrá-lo.
Desenvolvimento do bebé dos 6 aos 12 meses: o 11º mês
44ª semana
O bebé está sempre a tentar meter-me em sarilhos. Já descobriu que existe um mundo acima do chão e, consequentemente, a atração das escadas e dos móveis é irresistível. Nesse sentido, se a casa possui escadas, talvez deva instalar barreiras de segurança.
Subir escadas é relativamente fácil, no entanto, descer é mais difícil. Coloque-se atrás dele e devagarinho mostre-lhe como descer de um degrau para o outro. Desta forma ele tornar-se-à mais autónomo.
45ª semana
A vontade de independência do seu bebé é cada vez mais notória. Já quer comer sozinho, podendo até tirar-lhe a colher da mão durante as refeições.
Deixe-o. Apesar de se sujar todo, ele precisa de afinar a sua motricidade fina treinando os gestos repetidamente. A sua auto-estima também sairá reforçada se elogiar os seus sucessos.
46ª Semana
A personalidade do seu bebé está a tomar forma. Desenvolve constantemente gostos e opiniões. Nesse sentido, começa a exprimir as suas preferências por alimentos, brinquedos e até pessoas!
Os momentos de mudar a fralda podem tornar-se quase uma luta, pois não quer ficar quieto! Tenha paciência! Ele está a testar novas formas de independência.
47ª semana
A mobilidade crescente do seu bebé aumenta o seu risco de quedas e de acidentes. Estabeleça algumas regras e dê-lhas a conhecer. Ele precisa de aprender desde cedo a seguir as suas indicações e a conhecer os seus limites.
Mostre-lhe como deve fazer e abrace-o com um beijinho sempre que faz bem. Por outro lado, diga-lhe num tom de voz firme o que não deve fazer. Ele vai testá-la!
Desenvolvimento do bebé dos 6 aos 12 meses: o 12º mês
48ª semana
É possível que o seu bebé ainda não caminhe sozinho, mas está certamente a fazer esforços para conseguir. Ora se agarra às cadeiras, ora lhe pede que lhe dê a mão enquanto dá uns passinhos, ora faz um esforço para não se sentar.
Este é um marco importante no seu desenvolvimento, podendo o bebé começar a andar entre os 8 e os 15 meses. Há brinquedos de empurrar que o podem ajudar a exercitar esta competência. A colocação de mobiliário robusto em pontos estratégicos pode, ainda, encorajar o bebé a aventurar-se a passear pela casa.
49ª semana
A recém adquirida independência do seu bebé pode trazer com ela um sentimento de insegurança. Ele apercebe-se que, ao fazer as coisas sozinho, está a separar-se de si. Por esse motivo, pode tornar-se inseguro e ansioso, principalmente junto de estranhos.
Acalme-o ficando por perto quando precisar de si, e dando-lhe atenção quando se vira para si a pedir. A sua auto estima voltará a fortalecer-se.
50ª semana
Nesta fase é importante estabelecer uma rotina de relaxamento à hora de deitar. O bebé aprende tanto e está tão excitado, que poderá ter dificuldade em adormecer.
Depois da última refeição do dia, escureça o quarto enquanto lhe veste o pijama, e cante uma canção de embalar, ou coloque uma música suave. Esta rotina tornar-se-à hábito, e ele passará a contar com ela no final de um dia cheio de excitação (ver 9 Coisas que prejudicam o sono da criança).
51ª semana
As aprendizagens não param. Agora está a explorar os seus próprios limites. O bebé segura num objeto com uma mão, coloca outro debaixo do braço, e finalmente ainda pega noutro! Se tivesse mais mãos, segurava em mais objetos!
Encoraje o seu raciocínio, dando-lhe coisas aliciantes e observe como ele decide onde os colocar ou como os segurar!
52ª semana
Parabéns! O seu bebé faz um ano! Veja só o que ele conquistou em tão pouco tempo!
É possível que, enquanto prepara a festa, ele a presenteie com um sonoro “mamã” ou “papá”. Está prestes a começar a falar. Encoraje-o falando pausadamente e articulando claramente as palavras. As suas aprendizagens estão apenas a começar (ver Falar à bebé: porque não o deve fazer após os 18 meses?).
Aqui apresentam-se as competências esperadas do desenvolvimento físico do bebé numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.