Avaliação do desenvolvimento 3 anos
O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.
As escalas de desenvolvimento e os testes servem como “padrão de referência da normalidade”, contribuindo para vigiar a saúde infantil e, ao mesmo tempo, motivar e encorajar os pais / educadores, que convivem e observam a criança no seu contexto natural, a levantarem questões e a participarem na promoção do desenvolvimento dos seus filhos.
Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 anos
Postura e motricidade global
- Tem equilíbrio momentâneo num pé;
- Sobe escadas alternadamente;
- Desce com os dois pés no mesmo degrau.
Visão e motricidade fina
- Constrói torre de 9 cubos;
- Imita (3 anos) e copia (3 anos e meio) a ponte de 3 cubos – copia o círculo – imita a cruz;
- Combina duas cores geralmente o vermelho e o amarelo (confunde o azul e verde).
Audição e linguagem
- Diz o nome completo e o sexo;
- Tem vocabulário extenso mas pouco compreensível por estranhos;
- Tem defeitos de articulação e imaturidade na linguagem.
Comportamento e adaptação social
- Pode despir-se mas só se lhe desabotoarem o vestuário;
- Vai sozinho(a) à casa de banho;
- Come com colher e garfo.
Atividades promotoras do desenvolvimento
- Promover atividades lúdicas físicas: saltar, correr, pular, andar de triciclo, etc..
- Pedir à criança que conte histórias ou algo que fez (ação passada). Incentivar a criança a fantasiar.
- Dar responsabilidades, aceitar a forma que ele achou para dominar a sua vida.
- Não trazer a criança para a realidade quando está no seu mundo imaginário.
- Conduzir os rituais de sono de forma regrada (medos, associados ao pensamento mágico).
- Fase dos “porquês“. Há que ter muita paciência, tendo em conta que nem sempre espera pela resposta à primeira pergunta.
- Não ridicularizar comportamentos.
- Ajudar a criança a partilhar os brinquedos – altura para ingressar no jardim-de-infância.
- Acompanhamento de programas televisivos.
- Reforçar a necessidade de impor regras e limites e não ceder à chantagem da criança.
Desenvolvimento infantil
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A avaliação desse percurso, a deteção precoce de quaisquer perturbações, e das implicações que estas têm na qualidade de vida e no sucesso educacional e integração social da criança, são o principal objetivo da vigilância de saúde infantil e juvenil.
Nem todas as crianças chegam à mesma idade no mesmo estádio de desenvolvimento. Para além disso, o desenvolvimento infantil processa-se muitas vezes de forma descontínua, com “saltos”.
No que toca ao desenvolvimento intelectual, o estímulo e a promoção do desenvolvimento são fundamentais para que cada criança possa atingir o máximo das suas potencialidades, quer no seu processo educativo e social, quer nas áreas para as quais está particularmente apta.
Assim, o acompanhamento das aquisições do desenvolvimento deverá ser um processo flexível, dinâmico e contínuo, à semelhança, aliás, do próprio processo maturativo da criança.
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4 – 6 Semanas
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 6 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 9 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 12 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 18 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 2 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 5 Anos
Fonte: Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil que entrou em vigor a 1 de Junho de 2013 e substituiu o Programa-tipo de Actuação em Saúde Infantil e Juvenil, Orientação Técnica nº12, 2ª edição de 2005. Norma 010/2013 de 31/05/2013