Avaliação do desenvolvimento 4-6 semanas
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A avaliação desse percurso, a deteção precoce de quaisquer perturbações, e das implicações que estas têm na qualidade de vida e no sucesso educacional e integração social da criança, são o principal objetivo da vigilância de saúde infantil e juvenil.
Nem todas as crianças chegam à mesma idade no mesmo estádio de desenvolvimento. Para além disso, o desenvolvimento infantil processa-se muitas vezes de forma descontínua, com “saltos”.
No que toca ao desenvolvimento intelectual, o estímulo e a promoção do desenvolvimento são fundamentais para que cada criança possa atingir o máximo das suas potencialidades, quer no seu processo educativo e social, quer nas áreas para as quais está particularmente apta.
O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.
As escalas de desenvolvimento e os testes servem como “padrão de referência da normalidade”, contribuindo para vigiar a saúde infantil e, ao mesmo tempo, motivar e encorajar os pais / educadores, que convivem e observam a criança no seu contexto natural, a levantarem questões e a participarem na promoção do desenvolvimento dos seus filhos.
Assim, o acompanhamento das aquisições do desenvolvimento deverá ser um processo flexível, dinâmico e contínuo, à semelhança, aliás, do próprio processo maturativo da criança.
Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4-6 semanas
Postura e motricidade global
- Em decúbito ventral (deitado de barriga para baixo) – levanta a cabeça;
- Em decúbito dorsal (deitado de costas para baixo) – a postura deve ser assimétrica, membro superior do lado da face em extensão;
- Em tração pelas mãos – a cabeça cai;
- Quando sentado(a) – dorso em arco e mãos fechadas;
- Em suspensão vertical (de pé) – cabeça ereta membros semi-fletidos.
Visão e motricidade fina
- Segue uma bola pendente a 20-25 cm em ¼ de círculo (do lado até à linha média).
Audição e linguagem
- Pára e pode voltar os olhos ao som de uma sineta, roca ou voz a 15cm do ouvido.
Comportamento e adaptação social
- Fixa a face da mãe quando o alimenta;
- Tem sorriso presente às 6 semanas;
- Chora quando desconfortável e responde com sons guturais em situações de prazer.
Sinais de alarme 1 mês
- Ausência de tentativa de controlo da cabeça, na posição sentado(a);
- Apresenta hipertonicidade na posição de pé;
- Nunca segue a face humana;
- Não vira os olhos e a cabeça para o som (voz humana);
- Não se mantém em situação de alerta, nem por breves período.
Atividades promotoras do desenvolvimento
- Pegar no(a) bebé e embalá-lo(a) suavemente. Pode aconselhar-se uma cadeira de balouço.
- Falar e cantar suavemente com sons altos, baixos, agudos, graves e suaves. Chamar o(a) bebé pelo nome.
- Falar sobre tudo o que estiver a fazer: lavar as mãos, vestir-se.
- Usar canções de embalar, música instrumental suave ou músicas com melodias repetidas.
- Comunicar com o(a) bebé olhando-o(a) nos olhos, encostado ao peito.
- Colocar o(a) bebé sobre os joelhos, deixar que ela(e) agarre o indicador com as mãos e converse com ela(e).
- Segurar uma bola vermelha a 20cm e movimentá-la para cima e para baixo, para a esquerda e direita, estando o(a) bebé em estado de alerta e com a cabeça em posição central.
- Dar oportunidade ao bebé de experimentar cheiros diferentes (flor, laranja…).
- Fazer massagem suave corporal, observando sempre o(a) bebé calmamente, sem movimentos muito elaborados. Não forçar movimentos, fazer pouca pressão, não exceder os 20 minutos.
- Pegar ao colo, olhar olhos nos olhos, sorrir, deitar a língua de fora, quando em estado de alerta.
- Oferecer o polegar do(a) bebé para que esta(e) se autoconforte e reorganize.
- Evitar ambientes hiperestimulantes. Observar o(a) bebé.
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 6 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 9 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 12 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 18 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 2 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 5 Anos
Fonte: Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil que entrou em vigor a 1 de Junho de 2013 e substituiu o Programa-tipo de Actuação em Saúde Infantil e Juvenil, Orientação Técnica nº12, 2ª edição de 2005. Norma 010/2013 de 31/05/2013