Avaliação do desenvolvimento 9 meses
O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.
As escalas de desenvolvimento e os testes servem como “padrão de referência da normalidade”, contribuindo para vigiar a saúde infantil e, ao mesmo tempo, motivar e encorajar os pais / educadores, que convivem e observam a criança no seu contexto natural, a levantarem questões e a participarem na promoção do desenvolvimento dos seus filhos.
Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 9 meses
Postura e motricidade global
- Senta-se sozinho(a) e sentado(a) 10 a 15 minutos;
- Põe-se de pé com apoio mas não consegue baixar-se.
Visão e motricidade fina
- Tem preensão e manipulação;
- Leva tudo à boca;
- Aponta com o indicador;
- Faz pinça;
- Atira os objetos ao chão deliberadamente;
- Procura o objeto que caiu ao chão.
Audição e linguagem
- Tem atenção rápida para os sons perto e longe;
- Localiza sons suaves a 90 cm abaixo ou acima do nível do ouvido;
- Repete várias sílabas ou sons do adulto.
Comportamento e adaptação social
- Leva uma bolacha à boca;
- Mastiga;
- Distingue os familiares dos estranhos.
Sinais de alarme 9 meses
- Não se senta;
- Permanece sentado(a) e imóvel sem procurar mudar de posição;
- Apresenta assimetrias;
- Não tem preensão palmar, não leva objetos à boca;
- Não reage aos sons;
- Vocaliza monotonamente ou perde a vocalização;
- É apático(a), sem relacionação com familiares;
- Engasga-se com facilidade;
- Tem estrabismo.
Atividades promotoras do desenvolvimento
- Oferecer objetos diferentes e afastados, no sentido de incentivar o posicionamento.
- Colocar objetos em cima de uma cadeira, de forma a incentivá-lo(a) a colocar-se de pé, colocando um tapete à volta caso caia.
- Chamar os objetos pelos nomes, ensinar a colocar fora e dentro da caixa.
- Oferecer papel para amassar e rasgar.
- Dar a experimentar diferentes texturas.
- Oferecer dois objetos para a mão e posteriormente um terceiro, deixando que ele “resolva o problema“.
- Brincar ao “esconde“.
- Ser firme e terno no “não“.
- Utilizar brincadeiras de tapar e destapar o rosto e outros jogos repetitivos (bater palmas, acenar…).
- Realizar massagem (sem grandes alterações), com a exceção do apoio de um brinquedo para o manter quieto.
- Imitar sons de animais e objetos fazendo mímica e pedindo para a criança imitar.
Desenvolvimento infantil
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A avaliação desse percurso, a deteção precoce de quaisquer perturbações, e das implicações que estas têm na qualidade de vida e no sucesso educacional e integração social da criança, são o principal objetivo da vigilância de saúde infantil e juvenil.
Nem todas as crianças chegam à mesma idade no mesmo estádio de desenvolvimento. Para além disso, o desenvolvimento infantil processa-se muitas vezes de forma descontínua, com “saltos”.
No que toca ao desenvolvimento intelectual, o estímulo e a promoção do desenvolvimento são fundamentais para que cada criança possa atingir o máximo das suas potencialidades, quer no seu processo educativo e social, quer nas áreas para as quais está particularmente apta.
Assim, o acompanhamento das aquisições do desenvolvimento deverá ser um processo flexível, dinâmico e contínuo, à semelhança, aliás, do próprio processo maturativo da criança.
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4 – 6 Semanas
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 6 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 12 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 18 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 2 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 5 Anos
Fonte: Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil que entrou em vigor a 1 de Junho de 2013 e substituiu o Programa-tipo de Actuação em Saúde Infantil e Juvenil, Orientação Técnica nº12, 2ª edição de 2005. Norma 010/2013 de 31/05/2013