Para si pode parecer só uma mera brincadeira, mais um jogo, mas, para o seu bebé, brincar é um assunto sério! Brincar é o trabalho dos bebés e das crianças! A brincar, o bebé aprende a ser um ser humano.
Brincar é a melhor forma de promover o desenvolvimento de competências motoras, da linguagem, sociabilização, autoconsciência, bem-estar emocional, criatividade, resolução de problemas, pensamento abstrato e capacidade de aprendizagem.
Brincar é muito mais do que diversão!
Cada vez que toca, sente, prova, ouve ou vê algo novo, as mensagens são enviadas para o cérebro e as células cerebrais fazem conexões, como se fossem pequenas lâmpadas que acendem no interior da cabeça.
Quanto mais ligações o bebé fizer, melhor o seu cérebro trabalhará – e é aqui que os pais entram. Quando brincamos com os nossos bebés, estamos a estimular o seu interesse e a ajudar a moldar o seu cérebro, preparando-o para a aquisição de novas competências.
Diferentes tipos de jogos irão disparar conexões diferentes e promover habilidades variadas. Sacudir uma roca, por exemplo, ajuda a promover a coordenação mão-olho, as habilidades motoras finas (ao fazer pequenos movimentos para abanar o brinquedo) e a compreensão causa / efeito (se abanar o brinquedo ele faz barulho).
Já a leitura de um livro ajuda no desenvolvimento cognitivo, linguagem, habilidades motoras finas (ao virar as páginas), perceção visual e a atenção.
Uma grande diversidade de atividades proporciona mais hipóteses de desenvolver uma mente saudável e curiosa.
Algumas coisas a ter em mente:
- Não é preciso gastar uma fortuna em brinquedos. Há muitas soluções “caseiras” que pode usar para brincar com o seu bebé. Não se esqueça que, para ele, tudo é divertido, tudo é novidade. As cores, texturas, materiais, sons, …
- Os bebés não aprendem quando são deixados sozinhos em frente à televisão. Eles aprendem quando fazem coisas reais, quando interagem com os brinquedos e com as pessoas. Alguns estudos referem que a televisão pode prejudicar o desenvolvimento da linguagem dos bebés porque, enquanto estão a olhar para o ecrã, não estão a “conversar” com os pais.
- Observar objetos e nomeá-los, contar como foi o seu dia enquanto cuida do bebé, cantar lengalengas, ler uma história antes de deitar, ver um livro com ilustrações e comentá-las, são apenas algumas formas de estimular a linguagem da criança.
- Comprar brinquedos para uma faixa etária superior à da criança não vai fazer com que seja “mais inteligente“. A aprendizagem é um processo que envolve passar por várias fases. Os brinquedos e os jogos devem ser adaptados à idade da criança para não a frustrar e a desinteressada de brincar. As atividades devem acompanhar os interesses do bebé / criança e não o contrário.
E o mais importante. Os pais são o brinquedo favorito dos bebés e eles aprendem mais quando passam tempo e fazem coisas em conjunto com os pais.
O tempo dos pais é, na verdade, o melhor presente que se pode dar aos filhos. É nesses momentos que as crianças realmente aprendem e se desenvolvem. Com a atenção e presença dos pais.
Os brinquedos e a idade do seu bebé
0-3 meses: você é o brinquedo favorito de seu bebé: o seu sorriso, as suas expressões faciais, os diferentes tons de voz.
Mas o seu bebé também gosta: de um mobile preto e branco, livros de pano de alto contraste, espelhos, do ginásio para bebés, de imagens de rostos humanos.
4–6 meses: nesta fase, os bebés adoram brinquedos “causa-efeito” como rocas ou chocalhos.
Mas o seu bebé também gosta: de brinquedos de texturas diferentes, livros com ilustrações coloridas, brinquedos musicais como o xilofone ou tambores, brinquedos para atirar ao chão ou que se movimentem.
7–9 meses: o bebé adora brincar com as mãos: blocos / copos empilhadores, brinquedos com objetos escondidos no interior, brinquedos com sons e botões como telemóveis ou chaves, bolas macias, brinquedos com botões e alavancas, centros de atividades, livros com animais, brinquedos de banho (os bebés adoram brincar na água).
10 a 12 meses: nesta fase, os bebés adoram brinquedos com peças móveis, carros / veículos de plástico ou de madeira, blocos de construção, pintura / artesanato, lápis de cera, bonecos, areia / água, alimentos plásticos, ferramentas, brinquedos de empurrar.
Quando comprar brinquedos para o seu filho, certifique-se que são indicados para a sua idade, que não têm peças que se possam soltar e que são fáceis de limpar. De vez enquando, faça uma limpeza à caixa dos brinquedos e ofereça a outras crianças os brinquedos que o seu filho já não usa.