O que são curvas de crescimento?
As curvas de crescimento são um instrumento fundamental para monitorizar o estado de nutrição e o crescimento de crianças e de adolescentes.
O desenvolvimento harmonioso, dentro de parâmetros normais, é basilar para uma vida adulta saudável e, deste modo, tem implicações importantes na saúde das populações.
Desde há muito que a comunidade científica sentia a necessidade da construção de curvas de crescimento metodologicamente corretas e de aplicação universal.
Na sequência do estudo multicêntrico realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) entre 1997 e 2003 [World Health Organization (WHO) Multicenter Growth Reference Study (MGRS)], foram publicadas em 2006 as curvas de crescimento da OMS (WHO Child Growth Standards) e em 2007 as curvas para a faixa etária dos 5 aos 19 anos (WHO Reference 2007).
A utilização das curvas de crescimento permite traduzir o crescimento mais próximo do ideal.
Para que servem as curvas de crescimento?
A OMS tem-se empenhado em promover a adoção destas curvas por todos os países do mundo. No final de agosto de 2011, 125 países estavam já a utilizá-las e outros 25 consideravam fazê-lo.
A utilização das curvas de crescimento permite traduzir o crescimento mais próximo do ideal:
- Mais correta avaliação do crescimento dos lactentes amamentados, evitando assim uma interpretação incorreta de desaceleração do crescimento aos 3 – 4 meses associada a uma suplementação desnecessária ou ao abandono da amamentação.
- As curvas de crescimento permitem identificar mais precocemente crianças com excesso de peso, problema preocupante e de elevada prevalência na população portuguesa.
Em ambos os sexos, as curvas a utilizar são:
- Comprimento / altura – do nascimento aos 5 anos;
- Peso – do nascimento aos 5 anos;
- Índice de Massa Corporal (IMC) – do nascimento aos 5 anos;
- Perímetro cefálico – do nascimento aos 2 anos;
- Altura – dos 5 aos 19 anos;
- Peso – dos 5 aos 10 anos;
- IMC – dos 5 aos 19 anos.
As respetivas imagens gráficas encontram-se disponíveis no sítio da internet http://www.who.int/childgrowth/en/.
Fonte: Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil que entrou em vigor a 1 de Junho de 2013 e substituiu o Programa-tipo de Actuação em Saúde Infantil e Juvenil, Orientação Técnica nº12, 2ª edição de 2005. Norma 010/2013 de 31/05/2013