Quando a criança demonstra vontade de ter autonomia, o papel do adulto é facilitar. Os pais devem apoiar e guiar a criança, conversando, dando ferramentas e incentivos que a ajudem a conquistar um bocadinho de independência todos os dias. O mesmo acontece quando chega a altura de deixar a fralda e iniciar o treino do pote.
Deixar a fralda: importância da autonomia
O desenvolvimento infantil exige que a criança passe por várias fases que se vão tornando cada vez mais complexas. À medida que a criança atinge pequenos objetivos, sentir-se-á mais segura para avançar para a etapa seguinte.
Estará na altura de deixar a fralda?
No que respeita a deixar a fralda, como na aquisição de muitas outras competências, cada criança tem o seu tempo. Há sinas que a criança vai emitindo que demonstram que está pronta para começar a usar o bacio:
- Quando consegue segurar o cocó / xixi e avisar que tem vontade de ir à casa de banho;
- Quando não se sente confortável com a fralda suja;
- Quando adquiriu a maturidade necessária para segurar o cocó ou o xixi desde o momento em que sente a necessidade de os expulsar até chegar à casa de banho, tirar a roupa e a fralda (as fraldas-cueca podem ser muito úteis nesta fase porque são mais simples de despir), sentar na sanita / bacio e só depois fazer.
Aprender a ir sozinho à casa de banho
As crianças gostam muito de ser independentes. Adoram sentir que estão a crescer e a conseguir fazer aquilo que os irmãos mais velhos ou os pais fazem.
A procura de autonomia é um processo que se inicia desde o nascimento, mas é a partir dos 2 anos que a criança começa a ter consciência da sua necessidade de liberdade.
Nessa etapa, pais e educadores desempenham um papel fundamental na sua formação, ensinando, apoiando, incentivando mas, também, dando espaço para que aprenda, a seu ritmo, a fazer as coisas sozinha.
Alguns conselhos úteis
- Elogiar sempre, mesmo quando há “pequenos acidentes”;
- O treino, que não deve exceder os 10 minutos, deve ser feito todos os dias e sempre à mesma hora para criar uma rotina;
- Não ridicularizar ou fazer comparações usando expressões como “o João tem a tua idade e já não usa fralda”;
- Não castigar porque não chegou a tempo ao bacio / sanita. Agir naturalmente, incentivando a criança a chegar a tempo da próxima vez;
- Ensinar a criar hábitos de autonomia e higiene pessoal;
- Ter paciência e respeitar o tempo da criança.
Incentivar a autonomia
Conseguir ir à casa de banho e limpar-se sem ajuda é uma situação nova e difícil. Apesar de a criança ter vontade de fazer tudo sozinha pode ainda precisa do auxílio do adulto.
Ainda assim, há algumas coisas que pode fazer para aumentar a autonomia do seu filho:
- Escolha peças de roupa que sejam fáceis de abotoar e desabotoar, como calças e saia com elástico;
- Compre um bacio adequado à sua medida ou um adaptador de sanita e um banquinho para apoiar os pés;
- Coloque à sua disposição toalhitas infantis WC feitas à sua medida;
- Exemplifique como se usam as toalhitas de forma correta;
- Não desista nem faça a tarefa pelo seu filho porque acha que ele não consegue ou para poupar tempo. Ensine-o e volte a tentar que faça sozinho;
- Encare as dificuldades com humor e torne a aprendizagem gratificante e divertida.
Mamã, já consigo limpar o rabo sozinho!
Toalhitas WC Kandoo de Dodot
Tal como se aconselha a usar uma escova de dentes colorida para incentivar a criança a lavar os dentes, o mesmo pode ser feito no que respeita à higiene íntima.
A pensar nesta fase e em como facilitar a vida às famílias e às crianças, a Kandoo, oferece uma vasta gama de toalhitas.
As toalhitas WC Kandoo de Dodot são especialmente concebidas para as crianças que estão a iniciar o treino do bacio ou que já vão à casa de banho sozinhas:
- Têm uma caixa divertida caixa com botão de abertura que permite tirar as toalhitas uma a uma;
- Têm o tamanho adequado e são feitas num tecido suave e resistente que não agride a pele;
- Têm a quantidade de loção adequada para que o rabinho fique bem limpo;
- São descartáveis pela sanita para maior simplicidade de uso;
- Existem recargas com vários aromas: melão, frutos do bosque, frutos da selva (deixe o seu filho escolher o preferido para se envolver no processo);
- Existem na versão Sensitive para peles mais sensíveis.
Durante o processo de desfralde é essencial estar atento aos sinais que a criança transmite. É preciso ajudá-la, perguntando-lhe várias vezes ao longo do dia se quer fazer xixi ou cocó. As crianças estão absorvidas no seu mundo de fantasia e é tão fácil esquecer de pedir!