Desenvolvimento bebé 1º ano de vida: o que fará e quando. O primeiro ano de vida do bebé está repleto de novas experiências e “primeiras vezes“. Saiba o que esperar e o que pode fazer para incentivar o desenvolvimento motor, emocional e intelectual do seu filho.
Desenvolvimento bebé 1º ano de vida
É do conhecimento geral que cada bebé tem um ritmo próprio de desenvolvimento. E que a aquisição de competências mais complexas implica que as mais simples estejam estabelecidas.
O desenvolvimento é um processo evolutivo. O estímulo, as experiências, o carinho e a proteção proporcionados pelos pais e pelos cuidadores mais próximos são essenciais para despertar no bebé o desejo de se aventurar pelo mundo e partir à descoberta.
Os marcos abaixo descritos são guias para a avaliação do desenvolvimento. É normal que o seu bebé esteja atrasado ou adiantado ou que “salte” alguns marcos. Se está preocupada com o ritmo do desenvolvimento do seu filho, converse com o pediatra.
Sorrir
Quando pode acontecer?
No estudo The science of baby laughter, o psicólogo e investigador Caspar Addyman, da Universidade de Londres, refere que muitos bebés sorriem ainda no útero.
Os resultados deste estudo também demonstraram que o primeiro sorriso social, aquele que dirige aos pais espontânea e intencionalmente, aparece quando o bebé tem cerca de mês e meio de idade e que, por volta dos 3–4 meses, dá a sua primeira gargalhada.
Como estimular?
Ria, cante, brinque e converse muito com o seu bebé (para saber mais Sabe quando o seu bebé vai sorrir?)
Dormir a noite toda
Quando pode acontecer?
Neurológica e fisiologicamente, a maioria dos bebés está apta a dormir durante toda a noite toda a partir dos 6 meses de idade.
A partir desta idade, com o início da introdução de novos alimentos, o bebé armazena mais energia e consegue ficar mais tempo sem comer e, assim, dormir mais horas seguidas (para saber mais: Quando é que o bebé vai dormir a noite toda?)
Como estimular?
Crie rotinas coerentes desde cedo. As rotinas da alimentação e do sono são fundamentais para que o bebé aprenda a auto-regular-se.
O sono é um assunto sensível para a grande maioria das famílias. As teorias de como ensinar o bebé a dormir sozinho são tantas quanto o número de autores. Enquanto alguns bebés dormem bem sozinhos desde o primeiro dia em que são colocados no seu quarto, outros precisam de companhia para adormecer até mais tarde.
O que realmente importa é que aprenda a conhecer o temperamento do seu bebé e fazer o que está mais certo para ambos. Se, a partir dos 6 meses, o seu bebé tem muita dificuldade em adormecer sozinho ou chama por si se acordar a meio da noite e não consegue voltar a adormecer sozinho, converse com o seu pediatra para despistar alguma dificuldade que o impeça de dormir como o refluxo gastroesofágico.
Rolar
Quando pode acontecer?
Para conseguir rolar, o bebé tem que desenvolver uma série de aptidões:
- Por volta dos 2 meses: quando está deitado de barriga para baixo, levanta a cabeça sozinho durante algum tempo, para observar o que se passa à sua volta ou quando chamam pelo seu nome.
- Por volta dos 3 meses: já se consegue apoiar nos antebraços e levantar ativamente a cabeça e os ombros. Move a cabeça para observar atentamente a atividade à sua volta e segue os movimentos das pessoas que se encontram no seu campo visual. Sorri quando se fala com ele.
- Por volta dos 4 meses: já consegue levantar a cabeça durante vários segundos quando está deitado de costas. Se o deitar de barriga para baixo, apoia-se nos braços e nas mãos para levantar e virar a cabeça.
A partir deste momento, a qualquer altura, pode começar a rebolar e dar a volta.
Nesta fase, como noutras, é fundamental cuidar da segurança do bebé. Usar o cinto de segurança na cadeira de baloiço e nunca colocar o bebé de modo a que possa rebolar e cair ou magoar-se.
Como estimular?
Brinque no chão em vez de colocar o bebé numa cadeira ou no parque. Abane um brinquedo para que ele o tente alcançar ou estique os braços para que ele se arraste para conquistar o seu abraço.
Sentar-se sem apoio
Quando pode acontecer?
O gradual controlo da cabeça, a tentativa de agarrar os pés para se sentar, a vontade de apanhar os brinquedos, a capacidade de agarrar e transferir os objetos de uma mão para a outra, de manter o tronco direito e se virar, o desenvolvimento das competências sociais, tudo se conjuga para que o bebé se consiga sentar, com apoio, por volta dos 6 meses de idade.
O progressivo desenvolvimento motor, muito potenciado pelas brincadeiras e pela vontade de alcançar os objetos, faz com que a maioria dos bebés, seja capaz de se sentar sozinho e sem apoio, mantendo-se em equilíbrio por volta dos 8 meses.
Como estimular?
Brincar e passar tempo com o bebé é a melhor forma de contribuir e estimular o seu desenvolvimento. Deixe-o brincar no chão e dê-lhe brinquedos estimulantes para a sua faixa etária (para saber mais Quando é que o bebé se vai sentar?)
Gatinhar
Quando pode acontecer?
Rastejar e gatinhar são tarefas exigentes que requerem habilidade e coordenação motora e intelectual. Os músculos do pescoço, costas, braços e ombros precisam de estar suficientemente fortes para apoiar o peso do corpo e manter o equilíbrio.
Tipicamente, os bebés começam a gatinhar entre os 6 e os 10 meses de idade, apesar de alguns pularem esta fase e passarem logo a andar. Quando o bebé começa a apoiar o corpo nos braços, elevando o troncos e a balançar o corpo para a frente e para trás, está pronto para começar a gatinhar.
Como estimular?
Brinque com o bebé no chão. Deite-o de barriga para baixo para treinar os movimentos e aumentar a resistência muscular para gatinhar. Esta atividade deve ser supervisionada por um adulto para que o bebé não fique aflito caso se queira virar mas ainda não o consiga fazer sozinho.
Sente-se com ele e tente com que se desloque para agarrar o seu brinquedo favorito. A vontade de alcançar objetos e de se deslocar irão incentivá-lo a mover-se.
Alcançar, agarrar e segurar
Quando pode acontecer?
Por volta dos 9 meses, o bebé já consegue fazer o movimento de pinça e agarrar objetos mais pequenos. Antes dessa idade, por volta dos 6 meses, consegue agarrar objetos maiores, como brinquedos.
Como estimular?
Brinque com o seu bebé, afastando e aproximando brinquedos. Dê-lhe cubos de construção. Ofereça alimentos para comer com as mãos e deixe-o explorar à vontade a comida (para saber mais: Método BLW – Baby-led Weaning).
Bater palmas
Quando pode acontecer?
A maioria dos bebés começa a bater palmas entre os 8 – 9 meses. Entre os 8 – 10 meses, aprender a acenar e a “dizer adeus“. Aos 12 meses não fazer gestos simples como dizer adeus ou abanar a cabeça pode ser um sinal de alarme.
Como estimular?
Utilize brincadeiras de tapar e destapar o rosto e outros jogos repetitivos (bater palmas, acenar…).
Levantar-se
Quando pode acontecer?
Entre os 9 e os 12 meses, o bebé pode conseguir levanta-se. Com 12 meses, põe-se de pé e baixa-se com o apoio de uma ou duas mãos. Alguns pediatras recomendam baixar o colchão da cama de grades para que o bebé consiga subir e descer sem se magoar.
Como estimular?
Promova a aquisição de capacidades motoras: brinque, estimule-o a atingir objetos, ofereça-lhe os seus braços para ele os tentar atingir. Deixe-o brincar no chão, num ambiente seguro.
Começar a andar
Quando pode acontecer?
Por volta dos 9, o bebé põe-se de pé com apoio mas não consegue baixar-se. Aos 12 meses, os bebés começam a agarrar-se a cadeiras, sofás ou armários para se apoiarem e ficarem de pé. É provável que gatinhe e caia com frequência. Mas depressa se levanta e tenta agarrar-se para se deslocar.
Aos 18 meses, a criança já anda bem. A conquista da marcha é super estimulante para os bebés porque marca o início da sua independência. A partir desse momento, são livres para se movimentarem para onde querem.
Como estimular?
Brincar muito no chão e incentivar todas as tentativas de movimento, sem assustar o bebé. É importante proteger o espaço onde o bebé se desloca para que não se magoe quando cai, especialmente na cabeça.
- Escala de avaliação do desenvolvimento: 4 – 6 Semanas
- Escala de avaliação do desenvolvimento: 3 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento: 6 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento: 9 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento: 12 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento: 18 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento: 2 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento: 3 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento: 4 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento: 5 Anos