O desenvolvimento normal da criança tem em conta três aspetos: desenvolvimento emocional, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento motor.
Apesar do desenvolvimento ter fases bem definidas, cada bebé progride ao seu ritmo, também de acordo com os estímulos que recebe do meio ambiente que o rodeia.
Ao nascer, o sistema nervoso está imaturo em vários aspetos. Por exemplo, o bebé não consegue controlar os músculos do pescoço e segurar a cabeça, não vê nitidamente para além da distância entre o rosto da mãe e o seu peito, precisa de muitas horas de sono e sente falta do movimento, dos sons e do ambiente uterino (sentimentos que levam os especialistas a falarem num 4º trimestre da gravidez, ou seja, na necessidade de considerar um período de adaptação da experiência intra-uterina para a vida fora do útero).
O processo do desenvolvimento é lento e, todos os dias, o bebé avança um bocadinho em cada fase o que a habilita a passar para a etapa seguinte. Ao mesmo tempo, o sistema nervoso amadurece, o que ocorre no primeiro ano de vida, e vai até 3 anos de idade.
O desenvolvimento normal da criança depende de vários fatores como o estímulo calmo e amoroso dos pais, os cuidados básicos de saúde, a proteção extra proporcionada pela amamentação e pela adaptação do meio ambiente aos seus sentidos.
Desenvolvimento do bebé mês a mês
- Competências do recém-nascido
- O que faz um bebé de 1 mês?
- O que faz um bebé de 2 meses?
- O que faz um bebé de 3 meses?
- O que faz um bebé de 4 meses?
- O que faz um bebé de 5 meses?
- O que faz um bebé de 6 meses?
- O que faz um bebé de 7 meses?
- O que faz um bebé de 8 meses?
- O que faz um bebé de 9 meses?
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia. Se tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu bebé deve consultar um pediatra.