O que são as dores de crescimento?
As dores de crescimento refere-se a um quadro comum e benigno de dor/desconforto episódico nas crianças.
As dores de crescimento normalmente localiza-se nas coxas, barriga das pernas ou atrás dos joelhos. Usualmente a crianças tem dor nas duas pernas. Raramente pode surgir também nos membros superiores.
Surge ao final do dia, à noite antes de ir para cama ou durante a noite, podendo mesmo acordar a criança. Normalmente, de manhã, a criança não apresenta qualquer tipo de queixa e faz a sua vida normal.
A intensidade da dor varia de criança para criança. Ocorre entre os 3 e os 13 anos, podendo ser mais frequente entre os 3 e 4 anos, e depois novamente entre os 8 e 12 anos de idade.
Uma dor que limita as atividades das crianças durante o dia, não é consistente com dor de crescimento.
O que causa as dores de crescimento?
Apesar do nome não há nenhuma evidência de que o crescimento cause dor. Não se sabe bem qual o a sua origem.
Uma das teorias mais aceite é que esta dor surge como resposta ao esforço muscular intenso da criança durante o dia (correr, saltar, brincar,..).
Qual a frequência das crises?
A maioria das crianças não tem dor todos os dias. A dor vai e vem, com intervalos livres muito variáveis. Pode ocorrer uma vez por dia ou uma vez por noite, durante vários dias ou várias noites por semana e durante várias semanas.
Cada episódio por durar de alguns minutos a horas. Desaparece durante algum tempo, repetindo-se mais tarde com as mesmas características.
Como aliviar as dores de crescimento?
- Aplicar calor na zona dolorosa;
- Massajar a zona dolorosa;
- Alguns estudos mostram melhoria da dor com alongamento de alguns dos músculos da coxa (quadricípite e isquiotibiais), bem como dos gémeos.
Não há um tratamento médico específico para as dores de crescimento. Poderá ser necessário administrar algum analgésico para alívio da dor, mas habitualmente as dores de crescimento alivia com a massagem e aplicação de calor local, não sendo necessária medicação.
Quando consultar um médico?
- Se as queixas forem persistentes e as dores intensas;
- Se limitar as atividades normais do dia como correr, saltar, brincar…;
- Se tiver febre;
- Se a dor for só em uma perna (a dor de crescimento costuma ser nas duas);
- Se tiver inchaço ou rubor (zona mais vermelha) da perna;
- Articulações inchadas, vermelhas ou dolosas (a dor é muscular);
- Perda de apetite;
- Fadiga;
- Fraqueza;
- Perda de peso.
A dor de crescimento não tem uma causa determinada, nem um tratamento específico, acabando por desaparecer sem deixar qualquer sequela.