Quando o bebé começa a andar? Nos primeiros anos de vida, dá-se um notável desenvolvimento motor que resulta de três transformações físicas muito importantes e que ocorrem entre os 2 e os 5 anos de idade: os músculos tornam-se cada vez mais fortes, os movimentos mais coordenados e o equilíbrio aperfeiçoa-se.
Quando o bebé começa a andar?
Aprender a andar é um marco muito importante no desenvolvimento do seu filho porque lhe abre o caminho para a independência. A partir do momento em que se consegue deslocar sozinha, a criança nunca mais para de explorar o ambiente que a rodeia.
O desenvolvimento motor ocorre numa sequência que é determinada pelo amadurecimento do cérebro. Ao longo dos primeiros doze meses de vida, o bebé vai ganhando força muscular e coordenação motora, aprendendo a sentar-se, a rolar e a gatinhar. Rapidamente, começa a apoiar-se no adulto ou nos móveis para ficar de pé.
Depois disso, é só uma questão de tempo para começar a dar os primeiros passos. Primeiro, esta aprendizagem pode ser algo frustrante para a criança, com muitas quedas, desequilíbrios e choro. Mas, em breve e com muita persistência, o bebé acaba por superar todas as dificuldades para começar a andar.
Quando o bebé começa a andar?
Quase todas as crianças começam a andar entre o primeiro e o segundo ano de vida. A idade em que a criança começa a andar é variável. Algumas começam a dar os primeiros passos antes dos 12 meses, outras precisam de mais tempo.
Quando começa a andar, a criança ainda pode precisar de algum apoio para se manter direita e hesita entre passos, com os braços estendidos para a frente para se manter em equilíbrio.
Passos cada vez mais seguros
Por volta dos 2 anos, os passos tornam-se cada vez mais seguros à medida que a criança desenvolve o equilíbrio. O andar torna-se mais “fácil” e menos desajeitado. A criança já não precisa de recorrer aos braços para se manter em equilíbrio quando anda ou para se conseguir manter direita quando está de pé.
Depois de dominar os movimentos das pernas, rapidamente começa a correr e a saltar. Mas ainda precisa de alguma concentração para se conseguir equilibrar num pé. Nesta idade, brincar no chão, num tapete grosso, na areia ou na relva faz as delicias da criança.
Esta autonomia motora revela um novo mundo à criança. Sem obstáculos motores que a impeçam de se deslocar, a criança corre todos os espaços. Nesta fase, a segurança do ambiente onde a criança brinca e permanece é uma questão muito importante. A casa deve estar preparada para toda esta movimentação. As crianças pequenas não têm noção dos seus limites nem dos perigos e, como são ágeis exploradores, pouca coisas as conseguem deter.
Andar com confiança
Aos 3 anos a criança já anda com competência e confiança. A liberdade de movimentos é o seu melhor passatempo e, a maioria das crianças, adora todo o tipo de brincadeiras que impliquem correr, saltar, trepar e andar de um lado para o outro.
Nesta fase, consegue saltar para a frente sem tomar balanço e andar ao pé-coxinho, apesar de ainda precisar de se concentrar para se manter em equilíbrio num só pé.
Por volta dos 4 anos de idade, a criança consegue seguir um percurso circular marcado no chão e dar alguns passos ao pé-coxinho.
Com 5 anos, a corrida ganha velocidade. A criança consegue mudar de direção rapidamente sem se desequilibrar. Nesta fase, a criança tem total liberdade motora e explora com facilidade todas as habilidades: corre, salta, anda ao pé-coxinho com ritmo, muda de pé, joga à macaca, salta entre quadrados marcados no chão,…