O rastreio dos problemas de desenvolvimento
O rastreio dos problemas de desenvolvimento é parte integrante da vigilância de saúde infantil e juvenil e cabe ao médico assistente verificar nas várias idades as aquisições nas diferentes áreas.
A crescente preocupação dos médicos que fazem acompanhamento de crianças em ambulatório tem vindo a ter repercussões positivas no seu encaminhamento para centros de referência.
A identificação de sinais de alarme, em crianças com ou sem fatores de risco conhecidos, facilitará o diagnóstico e a intervenção atempada nas perturbações do desenvolvimento.
A avaliação do desenvolvimento deve iniciar-se por uma anamnese cuidada, valorizando sempre as preocupações expressas pelos prestadores de cuidados. De seguida, dever-se-á proceder à observação da criança, quer através da sua atividade espontânea e brincar, quer pela aplicação de testes simples de rastreio.
A avaliação do desenvolvimento constitui uma parte importante da observação da criança, são duas vertentes a serem encaradas globalmente. O exame objetivo, incluindo exame neurológico, é indispensável, podendo alertar para patologias que possam estar na génese de alterações do desenvolvimento.
Durante todo este processo de avaliação, a exclusão de défices sensoriais deverá ser prioritária, sobretudo se se verificarem alterações do desenvolvimento.
A identificação de sinais de alarme deve ter como consequência uma reavaliação mais cuidada e com um intervalo de tempo inferior ao habitualmente previsto. Caso as preocupações se confirmem, é fundamental o envio a uma consulta especializada de referência.