A história dos dentes inicia-se ainda na gravidez com a formação da génese dos dentes de leite (primeira dentição ou dentição decídua). Conheça o calendário da dentição e as várias etapas do nascimento dos dentes do seu filho.
O nascimento dos dentes é um marco do desenvolvimento para o bebé. Com os primeiros dentinhos, inicia-se uma nova etapa com a introdução dos alimentos semi-sólidos e sólidos.
Simultaneamente, o bebé conquista novas competências motoras (como a coordenação mão-boca), sociais (integração do bebé nas rotinas e nas refeições da família), entre outras.
Os primeiros dentes a romper costumam ser os dois incisivos centrais inferiores entre os 6 e os 8 meses (a meio da gengiva de baixo), seguidos pelos incisivos centrais superiores, entre os 8 e os 12 meses de idade (aproximadamente).
Com o nascimento dos dentes, o bebé pode apresentar irritabilidade, choro, salivação, eczema no anûs e na boca (ver Como aliviar a dor dos primeiros dentes).
Calendário da dentição
Primeira dentição, dentição de leite ou decídua
- 4 meses-20 meses: nascem 8 dentes incisivos;
- 12 meses-22 meses: nascem os primeiros 4 primeiros molares (total de 12 dentes);
- 14 meses-24 meses: nascem os 4 caninos (total de 16 dentes);
- 16 a 36 meses: aparecem os 4 segundos molares (total de 20 dentes). Completam-se os 20 dentes da dentição de leite.
Segunda dentição ou dentição definitiva
- 5-7 anos: nascem os 4 primeiros molares (total de 24 dentes) e inicia-se a substituição dos dentes temporários pela dentição definitiva;
- 7-8 anos: aparecem 8 novos incisivos (total de 24 dentes);
- 8-9 anos: nascem 4 novos pré-molares (total de 24 dentes);
- 9-13 anos: nascem 4 novos caninos e 4 novos pré-molares (total de 24 dentes);
- 12 anos: nascem os 4 segundos molares (total de 28 dentes);
- 16-25 anos: nascem os 4 terceiros molares (total de 32 dentes), a dentição definitiva fica concluída.
Cuidar dos dentes desde a erupção do primeiro dente
Até nascer o primeiro dente limpe a boca com gaze ou dedeira humedecida em água filtrada quando existir leite estagnado.
Após nascer o primeiro dente comece a escovar os dentes do bebé após cada alimentação e na hora de dormir com uma escova macia e com cerdas arredondadas e pasta de dentes com flúor.
Entre os 4 – 6 anos, os pais ainda devem supervisionar a utilização de escova e da pasta com flúor.
Após os 6 anos, as crianças conseguem uma boa autonomia, lavando corretamente os dentes sozinhas, idealmente com pasta de dentes de adulto.
Escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia, de manhã e à noite durante cerca de 2 minutos (depois de lavar os dentes à noite, não dê leite, bolachas, xaropes, etc.).
Segundo a Academia Europeia e a Academia Americana de Odontopediatria a primeira consulta no dentista deve ser realizada após a erupção do primeiro dente.